25 novembro 2011

A ultima que morre



É o que todo mundo diz: a esperança é a última que morre. Mas morre. Como fazer para mantê-la viva ? Antes de responder essa pergunta, acho que uma outra tem de ser respondida primeiro: por que a esperança morre?


Essa é uma questão, cuja resposta, talvez, seja tanta quanto há de seres humanos. Entretanto, há uma história na Bíblia que, penso, apresenta uma causa mortis que, provavelmente, está por detrás da maioria dos óbitos. Está registrada no evangelho escrito por João (discípulo de Jesus), no capítulo 5, do verso 2 ao verso 15. Havia em Jerusalém, no tempo de Jesus, um tanque chamado betesda, onde, segundo crença da época, de quando em quando, descia um anjo.


O anjo agitava a água do tanque e quem primeiro entrasse nele, enquanto a água era agitada, era curado de toda e qualquer enfermidade. Você pode imaginar o nível de superlotação do lugar !


Entre os enfermos, havia um tetraplégico que já estava neste estado há 38 anos, pode-se imaginar há quanto tempo ele freqüentava o lugar (já fazia parte da paisagem, pobre homem!), antes mesmo de Jesus nascer, ele já estava doente, e possivelmente já estava tentando a cura.


Jesus aproximou-se dele (talvez ninguém o notasse mais, porém, Cristo o notou) e perguntou-lhe: você quer ser curado? Sabe o que ele respondeu? "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto eu estou tentando entrar, outro chega antes de mim."


Jesus fez uma pergunta e ele respondeu outra. Ele havia perdido a esperança. E por que a perdeu ? Por falta da solidariedade humana: "não tenho ninguém...".


Há muito milagre esperando por solidariedade humana para acontecer. E a ausência desta é, penso, a mais incidente causa mortis da esperança.


O pior é que, quanto mais observamos a sociedade em que vivemos, mais e mais nos damos conta da escassez progressiva da solidariedade.


Como evitar a morte da esperança?


Lembrar que há uma solidariedade que nunca desaponta: a divina.


"Não tenho ninguém" - disse o homem. "Tem a mim" disse Deus em Cristo Jesus. Jesus o curou.


Não perca a esperança. Por que? Porque, desde há 2000 anos, Jesus Cristo está passando por aqui: ouvindo aos que ninguém mais ouve; notando os que ninguém mais nota; socorrendo aos que ninguém mais socorre. Gerando, até mesmo, solidariedade entre os homens. É o que a Bíblia chama de tempo da graça. Clame a Jesus Cristo, ele está mais perto do que você imagina.


Jesus não ligou para sua resposta, na verdade não viu nele esperança, não viu nele fé, não viu nele motivação, ninguém orou por ele, ninguém o evangelizou, ou o convidou para ir a igreja, mesmo assim Jesus foi até Ele, e havia centenas de pessoas enfermas naquele lugar, mas somente ele foi curado, Assim o Cristo vivo, vai até você, e o cura, não somente sua doença na carne, mas ressuscita sua esperança, a esperança de viver em cristo, de ter seu nome escrito no livro da vida, e de viver a vida que Cristo conquistou na cruz por você.



Aleleuuuuuuuuiiiiiiiia a esperança Ressuscitou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...