25 novembro 2011

Em busca da bênção

O texto sagrado de Rute capítulo 1 mostra a história de Elimeleque, que por causa da fome e seca que acontecia em Israel, resolveu mudar de vida, e com isto mudou-se para as terras de Moabe, um país adversário da nação judaica, que adoravam outros deuses, ídolos, e viviam numa vida pecaminosa e errante, porem não havia fome naquele lugar, e aos olhos de Elimeleque, era compensadora a mudança.

QUAL O SIGNIFICADO DE BELÉM DE JUDÁ

Elimeleque morava em Belém de Judá, e esta terra passava por uma fome muito grande, a miséria estava presente na vida de todos, porém era uma cidade onde Deus tinha grandes planos, pois ali iria nascer o Cristo, dali sairia o salvador do mundo, não era apenas uma cidade, era o berço da salvação, Deus estava presente em tudo, em cada família, em todas as gerações, e embora houvesse fome e miséria, havia promessas de grandes bênção para aqueles que permanecessem na presença e vontade de Deus.

PORQUE ELE DEIXOU O SEU DEUS

Havia fome nas terras de Belém de Judá, e Elimeleque, pai de dois filhos, talvez passou noites e noites sem dormir, chateado, angustiado, triste, pensando no alimento da família, no futuro de seus filhos, e ao olhar para a miséria, tomou a decisão de deixar o seu Deus, trocando-o por uma terra melhor, que os boatos da época diziam ser a terra das oportunidades.

Hoje as coisas não são diferentes, quantos estão desempregados, ganham mal, sem condições de sustentar a família, passam noites e noites sem dormir, pensando na fome, na miséria, muitos tentam o suicídio, e começam a olhar para uma vida melhor, a terra da promessa, um lugar melhor ( aos seus olhos ) , mas com certeza, longe da graça de Deus, isto porque terão que ignorar seus princípios cristãos, abandonar uma vida na presença de Deus. Este é um caminho que somente aos olhos parece bom

Provérbios 14:12

caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

É POSSIVEL ESTAR LONGE DE DEUS SEM PECAR ?

Elimeleque estava a procura de uma nova vida, queria algo melhor para sua família, um futuro feliz aos seus filhos, e só por esta razão tomou a decisão de mudar de Belém de Judá para as terras de Moabe, isto parece muito simples, quem não faria o mesmo, visto que haviam noticias de que em Moabe havia muita prosperidade, talvez eu e você fizesse o mesmo.

Mas também Elimeleque deve Ter pensado “ Eu vou até lá, mas não deixarei o meu Deus ” “ Ganharei muito dinheiro, e voltarei para o meu Deus ” , que infantilidade da parte dele, pois não se pode deixar a Deus e ganhar uma vida melhor, não dá para ficar longe de Deus e Ter sorte na vida, pelo contrario isto é impossível.

A MISÉRIA NÃO ESTA NA TERRA E SIM NA FÉ

Quando Elimeleque mudou para Moabe, ele foi com sua esposa Noemi e seus dois filhos, porém não demorou muito para ele perceber que a miséria não estava na terra, e sim em sua fé, em seu coração, pois deixando uma terra de miséria e fome, e indo para um lugar de abundancias e prosperidade, a sorte não mudou para Elimeleque, pelo contrario, ele morreu e em seguida seus dois filhos, ficando somente Noemi.

O chamado azar não deixou Elimeleque, ele continuou na miséria, isto porque havia mais miséria em seu coração, em sua fé para com Deus, o problema não estava na terra e sim em sua vida perante seu Deus, não adiantou mudar de país, não adiantou ir para bem longe, pois ele levou consigo a fé miserável, ele levou consigo a dúvida, o descontentamento de andar com o Deus verdadeiro.

Isto vemos melhor ao ler o Vers. 22, que diz que Noemi voltou para Belém de Judá, pois ouviu dizer que Deus se lembrou de seu povo dando lhe o pão, ou seja depois que Elimeleque saiu, saiu também a fome, o problema não estava na terra e sim na fé de Elimeleque.

QUANDO ELE SAIU DEUS ABENÇOOU OS QUE PERMANECERAM

Quantas pessoas não fazem uma campanha de tantos dias, e num determinado dia resolvem ver o jogo, a novela, ir a um aniversário, ou visitar a família, pensando eu vou outro dia, em outras palavras foi a mesma coisa que Elimeleque pensou, porém não deu certo, visto que Deus foi no dia em que ele não estava.

Você marca um compromisso com Deus, e não comparece no dia marcado, a culpa não é de Deus e sim sua.

É NECESSÁRIO VOLTAR PARA JUNTO DO PAI

Quando Noemi, agora viuva, sem os filhos, percebeu o erro que cometeu ao sair de Belém de Judá, e que Deus se lembrou do povo, dando lhes o pão, ela se arrependeu amargamente por Ter deixado a vontade de Deus para ir em busca da “ terra das oportunidades ” , e imediatamente voltou para Belém de Judá, e com isto a sorte esteve ao lado dele.

Assim amigo ouvinte, faça o mesmo, volte para a vontade de seu Deus, se arrependa de Ter abandonado a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...