E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas
dos filisteus , Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma
mulher em Timnate, das filhas dos Filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. Porém
seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de
teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos
filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta,
porque ela agrada aos meus olhos. Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel. Juízes 14:4Juízes 14:1-4
O esmerado estudo da Escritura mostra que Deus não somente dirige para as boas ações e para a vida as boas vontades dos homens, que ele torna boas, embora sejam más, como também mantém sob o seu poder todas as vontades em geral. Ele as inclina como quer e quando quer, seja para prestar favores a uns, seja para infligir castigos a outros, de acordo com Sua vontade, obedecendo a desígnios que são certamente ocultos, mas sempre justos.
Deparamos, por exemplo, com alguns
pecados que são castigados de outros pecados, como os vasos de ira, prontos
para a perdição, como diz Paulo (Romanos 9.22). Assim foi o endurecimento do
Faraó, cuja razão foi a necessidade de o Senhor manifestar-lhe seu poder (Êxodo
7.3; 10.1). Assim foi a fuga dos israelitas na presença de seus inimigos da
cidade de Hai; foram tomados pelo medo e fugiram. Isto lhes aconteceu como
vingança do pecado com as circunstâncias com que merecia ser vingado. Refletem
o fato as palavras do Senhor a Josué: Israel não poderá ter-se diante de
seus inimigos (Josué 7.4-12).
O que significa: não poderá ter-se?
Por que não puderam resistir pela força do livre-arbítrio e, com a vontade
enfraquecida, fugiram tomados de medo? Não seria porque Deus domina até as
vontades humanas e deixa serem invadidos pelo temor aqueles que Ele assim quer
quando cheio de ira? Os inimigos de Israel não lutaram por vontade própria
contra o povo de Deus conduzido por Josué? No entanto, diz a Escritura:
Porque
tinha sido desígnio do Senhor que os seus corações se endurecessem e
combatessem contra Israel, e que fossem derrotados (Josué 11.20).
Aquele malvado filho de Gera não
maldizia o rei Davi por sua própria vontade? Contudo, o que disse Davi, cheio de
verdadeira, sublime e piedosa sabedoria? Que importa a mim e a vós, filhos
de Zeruia? Deixai que amaldiçoe, porque o Senhor lhe permitiu que
amaldiçoasse Davi, e quem se atreverá a dizer: Por que ele fez assim? Em
seguida, a Escritura, elogiando o sentimento do rei e como que repetindo desde
o princípio, diz: E o rei disse a Abisaí e a todos os seus servos: eis que
meu filho, que eu gerei das minhas entranhas, procura tirar-me a vida; quanto
mais agora um filho de Benjamin! Deixai-o maldizer, conforme a permissão do
Senhor; talvez o Senhor olhe para a minha aflição, e me dê bens pelas maldições
deste dia (2 Samuel 16.5-12).
Qual a pessoa inteligente que chegue a
entender como o Senhor disse a esse homem que amaldiçoasse Davi? Não o disse
mandando, caso em que deveríamos louvar-lhe a obediência. Mas porque Deus, por
um desígnio oculto e justo inclinou Sua vontade já dotada de maldade, está
escrito: O Senhor lhe permitiu. Se Deus tivesse mandado e ele tivesse
obedecido, mereceria louvor e não castigo, o qual, conforme sabemos,
sobreveio-lhe posteriormente. E sabemos também a causa de o Senhor que maldissesse
Davi, isto é, a causa de tê-lo feito cair nesse pecado: Talvez o Senhor olhe
para a minha aflição e me dê bens pelas maldições desse dia.
Absalão não escolheu livremente o
conselho que não o favoreceu? Mas ele o fez porque o Senhor ouvira a oração de
seu pai, que assim suplicara. Por isso diz a Escritura: Por disposição do
Senhor foi abandonado o útil conselho de Aquitofel, para que o Senhor fizesse
cair o mal sobre Absalão (2 Samuel 17.14). Disse conselho útil,
porque no momento favorecia a causa, ou seja, a luta contra o pai, contra o
qual se rebelara. Seguindo o conselho de Aquitofel, conseguiria exterminar o
pai, se Deus não o tivesse inutilizado, atuando no coração de Absalão para
rejeitar tal conselho e preferisse outro que não o favorecia.
Provérbios 16:1
Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da
língua.
Provérbios 21:1
Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR,
que o inclina a todo o seu querer
Provérbios 21:31
Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a
vitória.
A Deus pertence a Gloria, a Deus pertence o Louvor, a ELE a Honra,
eternamente amém.
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