20 julho 2012

Não há revelação sem humilhação!


"Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. " Mateus 11:25

É certo que a revelação da palavra de Deus é algo de inestimável valor, porém diferente das ciências conhecidas pelo homem como a filosofia, medicina, engenharia etc, a palavra de Deus não é algo que é conhecido através de anos de estudo ou livros e apostilas. Você pode encontrar um grande teólogo formado nas melhores universidades, mas isso não quer dizer que ele tenha a revelação da palavra de Deus. Na verdade não é incomum vermos homens e mulheres que estudaram a bíblia, porém apenas de forma científica ou social, sem reconhecer que se trata da expressão do próprio Deus vivo.

Acontece que Deus não se revela a todos que leem a bíblia. Portanto não podemos dizer que alguém é muito jovem para conhecer esta revelação ou julgar que um professor de teologia tenha recebido tal revelação. Deus se revela a quem quer.

Não estou dizendo aqui que não devemos nos aplicar em ler e estudar a palavra de Deus, mas pretendo mostrar que é Deus quem nos dá o entendimento de sua palavra segundo aquilo que Ele deseja.

Veja o exemplo do apóstolo Paulo, que era fariseu e havia estudado a lei com Gamaliel, que era um dos mais respeitados mestres da época (Atos 22:3). Entretanto não reconhecia Jesus Cristo como o Messias, até que lhe foram abertos os olhos (Atos 9:3-4) e após sua conversão foram reveladas a Paulo coisas inefáveis (II Coríntios 12 : 2-4). Deus deu a Paulo inspiração divina para escrever diversas epístolas que basearam grande parte da doutrina da igreja reformada. Não foi todo o estudo que Paulo tinha que o fez um grande apóstolo, embora tenha contribuído propositalmente para a propagação do evangelho para os gentios.

É necessário que busquemos a Deus para que quando estivermos estudando a Bíblia o Senhor nos revele a sua vontade e o seu propósito. Para que isso ocorra irmão, devemos nos humilhar. Deus revela sua palavra aqueles que se humilham, aqueles que declaram sua dependência. Paulo somente passou de fariseu a apóstolo quando foi humilhado, quando caiu. Ele caiu como Saulo, o grande, o magnífico e se levantou como Paulo, o pequeno, o insignificante. O mistério da revelação é que Deus a escondeu dos sábios, e quando digo sábios refiro-me a sabedoria humana, e revelou aos pequeninos, aos que admitem sua total incapacidade.

Se você quer conhecer mais de Deus e receber a revelação de sua palavra eu o aconselho a esvaziar-se do seu conhecimento, de sua cultura e deixar que Deus lhe mostre a sua vontade.



Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...