Li recentemente uma mensagem na página do Facebook do Presbítero Benedito a respeito deste texto. Achei muito interessante.
O irmão dizia que nós nos indignamos com diversas coisas. É costumeiro ouvir que essa geração é acomodada, enquanto antigamente haviam várias rebeliões, greves etc. Somos até mesmo estimulados a nos revoltar, criticar: o sistema governamental, a política, nosso emprego, as leis, a conduta das pessoas etc. Porém quantas vezes você ouve alguém dizendo para você ficar indignado consigo mesmo? É provável que seja raro.
Sabe qual o remédio de Deus a respeito da indignação? Olhe para o seu pecado. Sabe como Deus resolve o seu descontentamento? Incomode-se com o seu pecado, lamente por ele, faça dele o seu maior desgosto!
Não estou dizendo que devemos nos acomodar diante das situações alheias, mas que o nosso maior inimigo somos nós mesmos, nosso pecado! Nós conseguimos chorar diante de um filme triste ou de uma situação problemática, mas com que frequência você chora lamentando-se do seu pecado, quantas vezes você chora se arrependendo aos pés de Deus?
Nenhum prazer terreno pode nos roubar o foco em Deus, e da mesma forma nenhum mal terreno pode ser pior para nós do que a nossa própria transgressão.
A graça de Deus afastou de nós o nosso pecado e por isso não precisamos nos preocupar com Ele, mas ao nos lembrar deste imenso amor que pagou todos os nossos pecados poderemos entender que Deus tem o controle de todas as coisas, inclusive do que achamos ruim ou mal.
Apesar de Deus já ter pago nossos pecados, nós ainda pecamos. Não podemos aceitar o pecado, não podemos nos acostumar com ele, mas lutar contra ele todos os dias. O apóstolo Paulo fala que o bem que ele deseja fazer não consegue, e o mal que não quer fazer acaba fazendo, esta frase mostra a sua luta diária contra o pecado, desta mesma forma temos que resistir ao pecado.
Se for para se indignar, antes seja com o seu pecado!
Muito bommm...
ResponderExcluirTemos que reservar mais tempo pra olharmos para nós, daí veremos o qto somos maus, então saberemos que tudo que nos acontece de ruim, vem dos nossos próprios pecados...
É verdade, atentamos tanto para os erros dos outros, os problemas seculares mas como é difícil olhar para nós mesmos e nos incomodar de tal forma com o nosso pecado a ponto de chorar, de se indignar... muito interessante!
ResponderExcluir