18 outubro 2012

Perseverando no Senhor


Quando ouvimos a respeito da perseverança, logo imaginamos como uma exortação de Deus a nós a permanecer firmes, inabaláveis e confiantes, algo que o homem deve fazer para ser salvo, afinal, a bíblia diz que “Aquele que perseverar até o fim será salvo.” Mateus 10.22. Mas a verdade é que, assim como a eleição, a regeneração, a fé e a justificação; a perseverança é a nossa resposta ao toque do Espírito Santo em nossas vidas. Deus providenciou tudo o que nós precisamos para sermos salvos e Ele garante que iremos chegar até o fim!



Podemos ver na bíblia vários exemplo de pessoas que foram tocadas pelo Espírito Santo e perseveraram até o fim. Gostaria de usar o exemplo de Calebe. Leia comigo Josué 14.6-12:

“Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração; Mas meus irmãos, que subiram comigo, desesperaram o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos; E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.”

1. O SENHOR OPERA EM NÓS    Para que alguém persevere e chegue até o fim, Deus irá agir na vida do Seu eleito.

Gostaria de chamar atenção para o versículo 6, onde Calebe relata que o Senhor falou a Moisés a seu respeito e de Josué. O próprio Deus disse a respeito, não da sua herança ou da sua promessa, mas a respeito da sua vida. Deus também disse algo a nosso respeito, antes da fundação do mundo, que somos Dele!

Também podemos ver que foi Deus quem tocou no coração de Calebe para que tivesse fé e confiasse no Senhor quando foram espiar a terra de Canaã, pois a bíblia diz que a sua resposta foi de acordo com o que “sentia no coração.” Deus vai tocar em seu coração e acrescentar fé para que você persevere.

E Ele também irá te conservar em vida, conforme fez com Calebe. Depois de 45 anos, ele ainda estava forte e firme, esperando a sua herança. Deus irá te guardar e preservar a sua fé. Mesmo que você caia, o Senhor te levanta e te preserva. Ele não desiste de você. Você é imortal, até que os planos de Deus se cumpram na sua vida!

2. NÓS RESPONDEMOS AO TOQUE DO SENHOR  Aquele que é tocado pelo Espírito Santo, responde com perseverança.

“eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus” Precisamos perseverar no Senhor. A bíblia diz que a igreja em Atos dos apóstolos perseverava na doutrina dos apóstolos. É nisso que precisamos estar firmes, na palavra de Deus. E a palavra diz que somos eleitos de Deus; não somos escravos do pecado e não somos mais mortos espiritualmente, agora temos vida, porque Cristo morreu por nós e nos fez filhos de Deus. Precisamos nos lembrar dessa palavra e perseverar nela. Não viva mais como alguém que é escravo do pecado ou como morto espiritualmente. O Senhor te deu vida!

Calebe foi diferente dos seus irmãos que subiram a espiar a terra. Sabemos que Moisés enviou 12 espias e apenas 2 deles voltaram alegres e perseverantes, Josué e Calebe. A terra era a mesma que todos eles viram, mas 10 deles difamaram a terra e 2 tiveram bom ânimo.(Nm 13.30-32). Quantas pessoas entram na igreja e ouvem a palavra de Deus, mas alguns saem cheios do Espírito Santo e outros saem difamando. A mesma palavra é pregada para todos, mas aqueles que foram tocados pelo Espírito Santo, vibram com a verdade do Senhor que é anunciada.

Além disso, os outros espias desesperaram o povo. Essa não é uma característica de quem persevera. Para perseverar é necessário confiar no Senhor. Quando entendemos que a nossa salvação vem do Senhor e é Ele quem nos preserva para que cheguemos ao fim, isso causa em nós tremenda confiança no Senhor. Tanto para salvação como em todas as áreas da nossa vida, afinal, “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Rm 8:32)

3. BENEFÍCIOS DE CONFIAR NA PALAVRA DO SENHOR  O que a doutrina da perseverança dos santos causa em nós?

“Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente.”
Você conhece alguém que recebeu um terreno, casa ou carro por herança para sempre? Não existe nenhum bem nesse mundo que seja para sempre. Mas Moisés disse a Calebe que a sua herança seria sua perpetuamente. Com certeza essa herança era a vida eterna! Aquele que perseverar até o fim será salvo! Crer que Deus persevera em nós nos dá a certeza de que somos salvos eternamente.

A herança perpetua seria dele e de seus filhos. A salvação de Deus também alcança a sua casa e toda a sua família. Josué disse ao povo de Israel: eu não sei quanto a vocês, “porém eu e minha casa serviremos a Deus” (Js 24.20).

“E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força.”

A perseverança do eleito do Senhor não é algo baseada nas coisas do mundo ou parecida com o ânimo dos incrédulos. Essa perseverança não diminui, não acaba, não morre, não desanima. Os eleitos de Deus não perdem a sua força, não param no meio do caminho. Se Deus tocou no seu coração você vai até o fim sem desistir ou desanimar. Em I João 2.19 lemos: “Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.”

“naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.”

E por último, temos a certeza que iremos vencer porque o Senhor é conosco. Calebe recebeu uma terra que estava sendo habitada por grandes e fortes cidades. Ele já tinha 85 anos, mas não desanimou por isso, pelo contrário, tinha certeza que a terra seria sua, porque o Senhor era com ele. A perseverança nos faz ter certeza de que podemos todas as coisas porque o Senhor é conosco. Não porque somos bons ou pelo tamanho da nossa fé, mas simplesmente porque Ele está conosco como prometeu! Deus que você tenha certeza não somente para salvação, como se isso já não fosse o suficiente, mas também para cada detalhe da sua vida, cada batalha, cada desafio; podemos ter a certeza que somos mais que vencedores!

“E farei com eles um pacto eterno de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim. E alegrar-me-ei por causa deles, fazendo-lhes o bem; e os plantarei nesta terra, com toda a fidelidade do meu coração e da minha alma.” Jeremias 32:40-41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...