13 novembro 2012

Reconhecendo em todos os teus caminhos

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” Provérbios 3:5-8 


Estive meditando nos últimos dias nesse texto e gostaria de compartilhar com os irmãos.

Confiar no Senhor de todo coração parece um clichê, mas se você parar para meditar é tão difícil confiar plenamente no Senhor, de todo o coração. Não apenas metade dele, mas por inteiro, entregar o coração nas mãos de Deus. Como conseguir? Isso nos leva pra o restante do versículo: “Não se apoie no seu próprio entendimento.” Muitas vezes se torna difícil confiar no Senhor de todo coração porque nós temos certeza que estamos certos. Confiamos no nosso próprio entendimento, nas nossas experiências, como se já soubéssemos de tudo. Mas não sabemos. Algumas vezes estamos nos gloriando tanto por tudo estar dando certo, pensando, lá no fundinho que é mérito nosso ou que estamos aprendendo a lidar com as coisas sem a ajuda de Deus. Não, não sabemos! Não é possível confiar no Senhor de todo o coração se não abrirmos mãos do nosso próprio entendimento das coisas. Precisamos reconhecer que nós não sabemos nada. Não somos bons no relacionamento, bons nos negócios, bons pais, bons pastores, bons líderes, bons cantores, professores, não somos bons em nada sem o Senhor. Tudo o que nós somos é por causa Dele. Então precisamos confiar Nele!

Depois disso, precisamos “reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos.”

Parece outro clichê! Saber que Deus está em todas as coisas a nossa volta... Todo cristão sabe disso não é mesmo? Mas saber é uma coisa, reconhecer é outra. É difícil reconhecer o Senhor em TODOS os caminhos. Nos maus principalmente, quando tudo está errado. Temos a tendência de agradecer a Deus apenas quando estamos felizes e satisfeitos com que está acontecendo, mas quando as coisas vão mal, não conseguimos enxergar a Sua mão. Para algumas pessoas é difícil reconhecer o Senhor no sucesso. Atribuímos os bons resultados ao nosso esforço e trabalho. Mas para os eleitos, em tudo se pode ver a mão do Senhor agindo. Quando precisamos ouvir palavras duras, quando nos decepcionamos, quando somos traídos, quando pecamos, com os problemas de saúde, com problemas financeiros. Mesmo que sejam consequências dos nossos erros, Deus permitiu que o mal nos sobreviesse por um tempo para um propósito. Precisamos reconhecer o Senhor em tudo e confiar que Ele tem um plano. (Escute o Senhor dizendo para você: “Não se preocupe filho, eu tenho um plano!”)

E por último, “não seja sábio aos seus próprios olhos”. Seja pelas experiências que passamos, ou te mesmo por estudar a palavra, diversas vezes pensamos bem de nós mesmos, nos sentindo sábios e conhecedores de todas as coisas. O que realmente é sábio não o é aos seus próprios olhos, mas aos olhos dos outros. Quem se diz sábio na verdade não tem nenhuma sabedoria, pois “o temor do Senhor é princípio da sabedoria”. Aquele que se acha sábio não teme a Deus, mas confia em si mesmo. Diz: “Eu sei que vou conseguir, pois sou experiente nisso, eu conheço, eu sei!” Confie apenas no Senhor, tema a Ele e será sábio.

Que o Senhor abençoe sua vida!

Rebeca Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...