14 novembro 2012

Renúncia

E enquanto Esdras orava, e fazia confissão, chorando e prostrando-se diante da casa de Deus, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro. Então Secanias, filho de Jeiel, um dos filhos de Elão, tomou a palavra e disse a Esdras: Nós temos transgredido contra o nosso Deus, e casamos com mulheres estrangeiras dentre os povos da terra, mas, no tocante a isto, ainda há esperança para Israel. (...) E deram as suas mãos prometendo que despediriam suas mulheres; e, achando-se culpados, ofereceram um carneiro do rebanho pelo seu delito. Esdras 10:1,2 e 19


Este texto sempre me causa muito impacto. Quando o povo voltou do cativeiro, muitos homens haviam se casado com mulheres de outras nações aderindo os seus deuses pagãos e o culto a eles. Neste momento Deus falou a Esdras que deveriam deixar o seu pecado.

O problema é que renunciar o pecado nesse caso significava deixar a sua família, seus filhos e sua esposa.

Tem algo que o pastor da nossa igreja costuma chamar de pecado de estimação. É aquele pecado que você já comete a tanto tempo que você nem se arrepende mais por ele e parece muito penoso renunciá-lo. O pecado de estimação é caracterizado pela aparência inofensiva (que mal tem?) e pela dificuldade em renunciá-lo.

Como Deus não colocou nada de na bíblia por acaso, eu imagino que Ele tenha colocado o pecado de estimação mais duvidoso de todos para que pudéssemos entender que pecado é pecado e nunca vai nos trazer benefício, por mais inofensivo que aparente. "Mas Deus não ia querer que eu me separe da minha esposa!" diriam alguns, mas foi isso o que aconteceu. Não estou querendo dizer que você deve se separar, mas quero que você perceba quão drástico Deus foi ao tratar o pecado.

A renúncia é sempre violenta, renúncia é guerra contra a carne, para que Ele cresça e eu diminua. A renúncia também é contínua. Ouvi dizer que a melhor forma de ser fiel a Deus é decidir ser fiel todos os dias. Nós pecamos todos os dias, nosso desejo pelo pecado estará lá todos os dias, e é por isso que precisamos praticar renúncia todos os dias, reafirmar todos os dias que a glória de Deus é mais importante para nós do que o falso prazer que o pecado oferece. Não pense que estou falando apenas de coisas que são consideradas pecados maiores, também falo de fofoca, mentira, raiva, inveja, mágoa, orgulho... essas coisas que ninguém vê, mas que além de ser pecado são tão destrutivas para a alma quanto adultério ou assassinato.

Enfim, esta é a nossa luta diária, contra nós mesmos. Ao contrário do que se pensa, o pecado está dentro de nós, a luta é contra nós mesmos. (Romanos 7:18-20)

Faça como Esdras, tire hoje mesmo da sua vida o que te afasta de Deus, por mais difícil que seja, e decida lutar contra isso todos os dias!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...