21 novembro 2012

Uma lição de Graça 3/4

Bom dia!

Hoje temos a 3ª parte da série de mensagens sobre graça. Se você perdeu as duas primeiras mensagens clique aqui para ler.


A quem a graça é dada ?
Lucas 14:12-24

Jesus mostrou nesta parábola que a tentativa de convidar as pessoas para a ir a Deus é em vão, assim como no Velho testamento, foi dada a opção a Adão, e ele escolheu comer do fruto da árvore proibida, foi dada a opção a Caim, mas ele matou a Abel, foi dada a opção as pessoas antes do dilúvio, mas eles pecaram tanto que foram mortos no dilúvio, foi dada a opção para aqueles que saíram do Egito e morreram no deserto.

Assim Deus nos mostra que esperar que o homem decida vir a Cristo, não é eficaz, pois é o mesmo que esperar que um defunto por si só venha a Cristo, se o homem esta morto em pecados, como virá a Cristo ?

a) A indignação do rei (versículo 21)
O Rei ficou indignado com o resultado do convite para a ceia, assim ficou o Senhor indignado no velho testamento, com pessoas que viram tantos milagres, e mesmo com os discípulos, Jesus ao acalmar a tempestade, eles ainda estavam incrédulos e Jesus exclama, até quando estarei convosco, homens de pequena fé, (Mt 8:26), sabendo dos milagres de Jesus, sabendo que Jesus era o messias, mesmo assim eram medonhos, tímidos, e Jesus exclama : O geração incrédula e perversa! até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei ? (Mt 17:17)

Deus sempre estará indignado com a ação dos homens, pois estes não podem responder ao convite da salvação.


b) Traz aqui. (versículo 20)
Agora começa algo maravilhoso, Deus sabendo que não adianta convidar as pessoas para a salvação, a ordem divina é, Traz aqui, não é mais convite, Deus não espera que Lazaro ressuscite, Jesus ordena que ele saia para fora, João 11:43, sabendo que convidar um morto a sair do túmulo é tolice, assim, Deus envia o espírito Santo, e Este, regenera o coração humano, morto em pecados, e o ressuscita, assim o pecador nasce não pela vontade da carne, nem do homens, nem do sangue, mas pela vontade de Deus, João 1:13. O pecador antes morto em pecados, herdeiro de Adão, pecador por natureza, recebe a nova vida vinda de Deus gratuitamente, o espírito santo age em seu coração sem que ele mereça, e o regenera, e o leva a Cristo. (João :37).


c) Pobres, aleijados, mancos e cegos (versículo 21)
A graça é levada as pessoas do mais baixo nível, mas aqui não quer dizer literalmente os pobres, aleijados , mancos e cegos para mostrar que os pobres não tem como pagar, os aleijados por si mesmos não poderiam ir, os mancos e cegos teriam que ser conduzidos a Cristo. Deus sabe que somos pecadores, e que não atentaríamos a Seu convite, por isso Ele diz, "Traz aqui". É o mesmo que aconteceu com Mefibosete , (2 Samuel 9), Onde Davi age com amor com um neto de Saul, aleijado de ambos os pés, e o leva a morar no palácio e a comer na mesa do Rei. O pecado nos deformou, por isso nossa alma está aleijada, cega e pobre. Mas a boa notícia é que somos alvo da graça de Deus!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...