22 janeiro 2013

Guarde a tua boca!


“O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.”
Provérbios 13:3 

Um problema que todos nós temos é com a nossa boca: Como saber a hora certa de falar alguma coisa e o tempo de ficar quieto? Algumas pessoas, por medo de serem mal interpretadas, acabam escondendo grandes verdades e por isso são negligentes perante algumas situações. Enquanto isso, outros falam demais e acabam se expondo em alguns momentos. Mas como encontrar um meio termo? 

O texto de provérbios responde a esta pergunta que se encontra em muitos corações. O autor do texto não diz em momento algum: “O que cala a sua boca” ou “o que não expõe os seus pensamentos”, mas ele fala que devemos guardar a nossa boca. Esta palavra é muito forte, pois quando guardamos alguma coisa, não a inutilizamos, mas a reservamos para as ocasiões certas e mais especiais. Da mesma forma, devemos guardar os nossos pensamentos e sentimentos para as situações em que realmente necessitamos de usá-los. 

Quantas vezes falamos o que está no nosso coração apenas por descuido ou para expor a nossa posição perante alguma situação? Mas devemos guardar as nossas palavras para as circunstâncias em que vamos abençoar alguém quando as usarmos. Como o apóstolo Paulo diz em Efésios 4.29: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” 

Fazendo isto, vamos conservar a nossa alma e nos preservar de inimizades e intrigas. Que a partir de hoje você e eu possamos guardar a nossa boca para as situações certas, em que iremos edificar nossos irmãos ao usá-las. Fiquem com Deus e guardem suas palavras!

Um comentário:

  1. Oi Matheus..........Gostei muito de sua observação sobre a palavra"guardar"....quando guardamos algo é porque sabemos que o mesmo terá serventia , cabe a nós utilizarmos no tempo certo e na forma certa e essa sabedoria não vem de nós.......vem de Deus. Caso contrario, corremos o risco de perdermos a razão, ou porque nos calamos.....ou porque falamos na hora errada de modo errado.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...