21 fevereiro 2013

Como saber se sou salvo?

"Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. " 1 João 4:13-16



Uma dúvida paira no ar para aqueles que são cristãos: como sei que sou salvo? Como posso ter a certeza de que fui regenerado? Este texto de I João nos explica 3 pontos que devemos observar para ter a certeza da nossa salvação.

1. QUEM É SALVO POSSUI O ESPÍRITO SANTO

João diz que "nisto conhecemos que estamos Nele, e Ele em nós". O Espírito Santo é a garantia da nossa salvação e da nossa herança com Cristo . A palavra de Deus fala que o Espírito Santo é como um selo em nossos corações (II Coríntios 1:21 e 22), como quando enviamos uma carta e o correio exige que colemos nela um selo para comprovar a autenticidade e a validade daquela correspondência. A bíblia também nos conta que o Espírito Santo é o penhor da nossa herança (Efésios 1: 13 e 14), ou seja, a garantia de que um dia receberemos a nossa herança que é a eternidade ao lado do Senhor, a salvação de nossos pecados. 
O Espírito Santo é responsável por aquela mudança de atitude quando conhecemos a Deus, é Ele quem nos faz deixar de fazer algumas coisas e passar a fazer outras, é Ele quem nos faz nos sentir mal por ter cometido algum pecado que antes faríamos sem ao menos nos sentir culpados. O Espírito também é a nossa ligação com Deus, é Ele que leva as nossas orações e cuida de nós, pois o próprio Jesus nos disse que ao ir para o céu não nos deixaria sós mas deixaria conosco o Espírito Santo, que é o Consolador (João 14:16 e 17). Jesus disse ainda que o mundo não pode receber o Consolador, mas Ele é um presente exclusivo para os eleitos, dos salvos! 

Não há como haver salvação se você não conhece o Espírito, e sabemos que temos o Espírito quando sentimos ele nos direcionando, nos mostrando o nosso pecado.

2. É PRECISO CONFESSAR JESUS

É a velha história do "crente agente secreto", ninguém sabe que ele é crente. Mas confessar Jesus não significa que você tem que andar de terno e gravata todos os dias ou carregar a bíblia debaixo do braço, porque você não precisa confessar sua religião, mas precisa confessar Jesus! João diz "Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus." 
Como confessar Jesus então? Nos seus atos, no seu jeito de falar, no seu jeito de olhar as coisas, na sua reação as circunstâncias. Pergunte a si mesmo, quando as pessoas olham pra você elas conseguem perceber sem muito esforço que você é cristão? As suas atitudes demonstram quem você serve? Você imita Jesus? Até porque é muito fácil falar "Eu confesso Jesus" com sua boca, mas seu modo de viver transmite isso?

Aquele que é salvo busca ser imitador de Cristo!

3. É PRECISO TER AMOR

Eu li uma vez uma brincadeira que dizia que filho de peixe, peixinho é, logo, se Deus é amor, eu tenho que ser uma amorzinho! (risos) Brincadeiras a parte, a melhor forma de reconhecer se alguém é salvo é ver qual a motivação de todos os seus atos. A maior motivação deve ser o amor! E isso acontece de forma gradual, pública e espontânea. Conforme você vai conhecendo a Deus Ele vai se tornando mais e mais importante em sua vida, por isso é gradual, não é instantâneo. É público pois uma vez que Deus entra em você, você não pode mais escondê-lO, pois Ele transparece em tudo o que você faz e onde você for. E é espontâneo porque você não precisa se esforçar demais, conforme a sua comunhão com Deus cresce o amor será mais evidente em você, e será mais fácil e mais natural praticá-lo.

Se você é salvo certamente transparecerá o amor de Deus.


Observe estas 3 características, se você sente elas em você, ou sente a necessidade de buscá-las saberá que é salvo, pois o Espírito nos fala que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15 e 16)

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...