20 dezembro 2011



Um Novo Coração


"Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne." Ezequiel 36:26


Você notará...Deus não tem prometido aperfeiçoar nossa natureza ou remendar nossos corações partidos. Não, sua promessa consiste em nos dar um novo coração e um espírito de retidão. A natureza humana está muito longe de ser apenas melhorada. Não é como uma casa que precisa de pequenos reparos, tais como substituir uma telha ou fazer um reboco no teto. Não! Ela está completamente corrompida. Até seu alicerce está arruinado. Do teto ao alicerce, não há uma viga sequer que não tenha sido comida pelos cupins. Não existe mais solidez, está toda apodrecida e pronta para desabar. Deus não faz tentativas ou experimentos com o homem; Ele não escora as paredes com estacas ou pinta novamente as portas; não ornamenta e embeleza, mas determina que a velha casa seja completamente derrubada, e uma nova seja construída em seu lugar. Como já mencionei, isto é mais do que ser restaurada ou melhorada. Se apenas algumas peças estivessem em mau estado, poderiam ser consertadas. Se tão somente uma ou duas engrenagens desta grande máquina chamada "humanidade" estivessem quebradas, o Criador colocaria tudo em ordem. Trocaria as peças quebradas, substituiria a roda danificada, e a máquina voltaria a trabalhar. Pelo contrário, os reparos são necessários por toda parte; não há sequer uma alavanca que não esteja quebrada ou eixo sem estragos; nenhuma das engrenagens funciona corretamente. A cabeça toda está doente e o coração completamente debilitado. Da sola dos pés à cabeça, a raça humana está toda infestada de chagas e feridas pútridas. Por isso, o Senhor, não pensa em apenas um simples reparo. Ele faz tudo completamente novo.

Quando imaginamos que algo em nossa vida precisa ser melhorado, Deus diz,  Não concordo com você meu filho, Você não precisa ser restaurado, Você necessita de uma vida nova, tudo novo, mente nova, coração novo, novos ideais, novo caminho, mudança radical de vida ”.



Um novo coração é tarefa de Deus e n ao do homem

Deus não quer nos restaurar, quer nos dar vida nova, a começar do coração, a começar da maneira de sentir, de enxergar as coisas, de imaginar, de desejar, de ver com a fé, com o coração, e uma coisa interessante, o Pai amado diz que isto não é tarefa nossa, você poderá se redimir, e nunca conseguirá, poderá tentar parar de desejar algo, de sentir algo, uma atração muito forte que te toma vez ou outra, ou até mesmo sempre, e logo vê que seus esforços para mudar seu coração foi em vão, aqui e em muitos outros textos que devo expor abaixo, Deus mostra que não é tarefa do homem mudar o coração, é tarefa de Deus, ele mesmo diz: "Dar-vos-ei coração novo”, Deus não pode ao homem que tenha um coração novo, mas que o próprio Deus nos dará um coração novo. Tente o resto de sua vida ter um novo coração, e viverá frustrado, pois isso cabe ao Criador.

E porei dentro de vós um espírito novo

aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo, são palavras do apostolo Paulo aos Filipenses, escrita no capítulo 1:6, pois Deus nunca deixa uma obra sua pela metade, inacabada, nada e nem ninguém poderá embargar a obra do Senhor em nossa vida, podemos hoje ser um canteiro de obras do Senhor,   mas certamente o Pai amado irá concluir esta obra, assim, além de nos dar um novo coração, Deus em sua  infinita graça e amor, nos da também um espírito novo, não propenso a pecar,  não inclinado as coisas deste mundo, mas em retidão a Ele, um espírito de vida, de graça, de amor, como diz Davi no salmo 51:10, um Espírito reto, Davi sabia que não dependia dele mesmo, sabia o que era total dependência de Deus, e que como diz o Cristo , Sem Ele nada podemos fazer, João 15:5.

Quando tentamos alcançar um espírito reto da nossa forma, nos nossos meios , nunca conseguimos, é um ato humano, tentando ser perfeito, dentro de uma estrutura imperfeita, e assim, jamais alcançaremos a perfeição, eis a razão de tantas frustrações, de tanto tristeza, o homem de si mesmo, não pode fazer nada, como disse acima, a casa esta arruinada, sua estrutura comprometida com o fracasso, e toda vez que insistimos em mudar nosso coração, em ter um espírito reto, novamente falhamos, quebramos, mas quando fazemos como Davi o fez, se rendendo a Ele, dependendo dEle, submetendo nossa vida totalmente a Ele, então Deus além de nos dar um novo coração, ainda coloca em nós, um espírito novo, vindo de Deus, não remendado, reformado, mas novo, totalmente submisso a Deus, ai, não tem jeito, a nova  vida já começou.

Quando Davi escreveu o Salmo 51, ele tinha acabado de ser repreendido pelo profeta Natã, de um adultério, seguido de homicídio, pecados horríveis , e Davi então, quando o profeta o repreendeu, ele não tentou se defender, não fugiu, simplesmente caiu de joelhos, e admitiu sua culpa. Quando vemos pessoas  fugindo, tentando se justificar por si mesmo, então vemos a pessoa entregue a si mesma e não a Deus, Davi sabia que o único que o podia justificar era Deus, ele não tentou fazer a obra que só Deus podia fazer,  eis a razão de Davi ser um homem segundo o coração de Deus, não porque ele não tinha pecados, mas porque sabia que não era nada. Quer ter uma vida frustrada, tente fazer o que só Deus pode fazer por você, como diz Salomão em Eclesiastes, é como correr atrás do vento, uma aflição de espírito. 1:14, 2:17, 4:4, 4:6, deixe Deus fazer a obra em sua vida.

tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne

Ouvimos todos os dias pessoas a dizer que é tarefa do homem mudar o coração, mas aqui vemos que o próprio Deus diz que irá tirar o coração de pedra, e nos dar um coração de carne, se Deus esta falando que Ele irá fazer, é porque o homem não consegue fazer isso, pense uma coisa lógica , o carro pode ele mesmo trocar seu motor? Ou isso é tarefa do mecânico? Assim não é tarefa nossa mudar nosso coração, é tarefa de Deus, vamos observar o que aconteceu a uma mulher religiosa, chamada Lidia, alguém que até tinha boas obras, mas ainda  tinha o coração duro, fechado para as coisas de Deus.

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Atos 16:14

Embora fosse uma mulher que ainda não conhecia Jesus, ela tentava fazer a obra de Deus, como Marta , que ao invés de ouvir a palavra de Deus, e ser transformada pela palavra, ela entendia que teria que servir, e assim era religiosa e jamais transformada. Lidia ouvia as palavras de Paulo, mas quem lhe abriu o coração foi Deus, e não ela mesma, isso não é tarefa de humanos degenerados, é tarefa de Deus.

Tirar o coração de pedra é tarefa de Deus, ter um coração sensível a Deus, não é tarefa de humanos pecadores, só Deus pode fazer isso, tente e terá uma vida frustrada, até entender que nada pode fazer sem Cristo.

Existe sim alguns textos que Deus diz a pessoas de coração duro, religiosos, orgulhos, para que eles abram o coração, mas se você estudar a história bíblia, verá que eles nunca abriram, quando Deus fala para o homem fazer, o homem nunca faz, é a mesma coisa que falar para o carro “ troque o motor ” , mas porque Deus então fala para eles fazerem , o que eles não podem fazer ? é para quebrar lhes o orgulho, a arrogância, a estupidez, é para dizer: Você não disse que conseguia mudar, então mude. Quando Deus fala, se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar , e se converter dos teus maus caminhos, eles nunca se converteram,  foram todos para o cativeiro babilônico que durou setenta anos, Deus sabia que falava com pessoas metidas, estúpidas, rancorosas, ímpios que tentavam por si mesmos fazer a obra que só Deus pode fazer, e nunca fizeram, nunca mudaram.

Pare de lutar,  pare de tentar ser deus, pare de se frustrar, e deixe Deus fazer a obra que só Ele pode fazer, mudar seu coração, eu fiz como muitos, vivi uma vida de frustrações por muito tempo, corri atrás da benção, quando a bíblia diz que as benção ir ao me alcançar, há um tempo atrás o Pai amado me encurralou e ai tudo deu errado na minha vida, era a casa sendo colocada ao chão, era Deus implodindo o que ainda restava de um Edson  degenerado, para fazer em mim, um novo Edson, um novo homem, gerado a imagem de Cristo, Deus me ensinou a depender dEle, e esperar nEle, ai eu não faço nada, e as coisas acontecem, entendi que esta obra é de Deus e não minha, vivia tentando mudar, mas Deus me fez, deitar na maca, me deu uma anestesia me operou o coração, e meu deu um coração novo, uma vida nova, um espírito novo.

E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Ezequiel 11:19

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. 2 Corintios 3:3

Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.  Jeremias 31:33

Deus vos abençoe.
 

Pr Edson Prado
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...