25 dezembro 2011

A aliança da Graça

Jeremias 31:32 a 40

 Em nossos dias, para oficializarmos um acordo, geralmente fazemos um contrato, assinamos, reconhecemos a firma e registramos em cartório, fazemos tudo isso para nos assegurar que não teremos prejuízo, e que a outra parte cumprirá suas obrigações, mas nos tempos bíblicos, não existia contratos, cartórios, então as pessoas faziam alianças, através de sacrifícios, rituais, e até mesmo pegavam pedras como testemunhas, assim Deus para mostrar sua fidelidade em suas promessas, fez alianças para firmar suas palavras para com seus amados, como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi, e a maior das alianças, a Cruz, através de Cristo.

Quero destacar aqui, a aliança da graça, mas para isso terei que falar um pouco da aliança da Lei, dada através de Moisés, esta serve para exaltar a Graça, quando compreendida por nós, vemos então a grandeza do amor de Deus, como diz Paulo, a largura, a profundidade, a altura e a sua largura, só conhecendo a Graça poderemos entender quão grande é o amor de Deus por nós, mas jamais entenderemos a graça, sem antes passarmos pela Lei, eis a razão de Deus ter dado a Lei, como Também diz o apóstolo, é uma seta, um aio que aponta para Cristo.

Jeremias foi um profeta abençoado, muito mesmo, mas pregou para um povo surdo espiritual, suas mensagens, e profecias não tocavam o coração do povo, eles mau ouviam, e acabou que mesmo com um profeta tão abençoado , o povo foi levado para o cativeiro babilônico em 609 antes de Cristo, e lá permaneceu por 70 anos, Jerusalém foi destruída, e os que restaram do cativeiro, foram para o Egito levando Jeremias cativo, onde morreram, e também o profeta.

Depois de muito ver a cegueira espiritual, Deus revela a Jeremias uma nova aliança, não como a aliança feita através da Lei, que dependia da obediência do povo para ser eficaz, Deus anuncia uma aliança incondicional, onde a palavra será gravada, não em tábuas de pedra, mas nos corações, a única forma de Deus salvar o povo, pois a Lei não teve êxito, visto que dependendo do povo pecador, ninguém foi salvo.

A aliança da Lei

A aliança da Lei, foi dada através de Moisés no Monte Sinal, e a Lei, vinha com obrigações a serem cumpridas, era condicional    ( se  ), vejamos alguns textos da Lei para comprovar isso:

Não terás outros deuses diante de mim                                           Êx 20:3

Não farás para ti imagem.                                                    Êx 20:4

Não adorarás                                                                        Êx 20:5

Se atentamente ouvires a voz  do senhor Teu Deus                       Dt 28:1

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar         II Cr. 7:14



Note que todos estes textos vêem acompanhas da expressão “ Não ” ou “ se ” , isto porque dependia de obediência do povo para ser validada, a velha natureza pecaminosa tendo que obedecer para chegar a salvação, dependia assim que o pecador a si mesmo se regenerasse para obter a aprovação divina, a Alei diz tantos outros textos, mas agora não temos espaço para citar tantos, mas até mesmo se o homem ou mulher pensasse em algo errado, já teriam invalidado a lei, como abaixo:

Não cobiçarás a casa do teu próximo, Não cobiçarás a mulher do Teu próximo, nem o seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertencer ao teu próximo.  Ex. 20:17

Ou seja, não podiam nem ao menos pensar , desejar apenas já estariam invalidando a Lei, olha o que o Senhor Jesus Diz:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mt 5:27-28.

O simples fato de desejar o erro, para Deus você já invalidou a aliança da Lei, é como se o contrato fosse rasgado, um artigo apenas não foi cumprido, logo, todo o contrato foi invalidado.

Você pode dizer, então quem será salvo? Pela Lei Paulo diz que ninguém será Salvo, Rm 3:20, a Lei na verdade foi dada, para sabermos quem somos, miseráveis pecadores, não somos dignos de nada, o tempo todo desejamos o erro, podemos não adulterar de fato, mas na mente, no coração, o desejo do pecado, já nos faz pecar, e assim vemos quão perdidos estamos.

A lei aponta para a Graça, na Lei eu conheço quem sou, me torno conhecedor, que jamais poderei obedecer a Deus. Rm 2:1,  o obejetivo de Deus em dar a lei, era que o homem clamasse pela Graça, clamasse por Cristo.

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24

A Aliança da Graça

Depois de mostrar ao profeta que o povo não conseguia obedecer por si mesmo, Deus anuncia a Jeremias a Aliança da Graça, não escrita em tábuas, mas no coração das pessoas, incondicional, vejamos o texto:

Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. Jeremias 31:31-34

Não conforme a aliança que fiz com seus pais,  Jr. 31:32

Deus não esta anunciando a Lei, pois diz ser uma nova aliança, uma aliança diferente da aliança que fez com Israel no Sinai, não é a Lei, é a graça, notemos que o próprio Deus diz que Israel invalidou a Lei, mas porque isto aconteceu?  Porque não cumpriram os “ sis ”  ou “ Não ”, dependia do povo, era uma aliança condicional, e eles falharam, invalidaram a Lei.

Hoje muitas pessoas dizem que temos que obedecer, eu também acho que a pessoa regenerada obedece, mas nesses termos, vamos ver isso mais abaixo, mas debaixo desta Lei, ninguém obedeceu, todos pecaram, não houve nenhum sequer. Rm 3:9 a 13.

A Graça de Deus não será dado como a Lei, que pode ser invalidada, nesse texto não vemos condição, não vemos o povo tendo que fazer, pelo contrario é Deus quem faz tudo, não pode ser invalidada.

A Aliança de Deus com Abraão

Para melhor explicar a Graça, terei que recorrer a aliança que Deus fez com Abraão. Como já disse nos tempos antigos a aliança tinha várias formas de se fazer, e na Babilônia, terra natal de Abrão, a aliança acontecia assim. Duas pessoas que iriam fazer o acordo, ou aliança, pegavam um animal, cortavam no meio, colocavam uma parte virada para um lado e outra para o outro lado, e ambos passavam no meio das partes, e faziam a aliança falando o que deveriam fazer, a sua parte do acordo, e quando deus foi fazer a aliança com Abrão, em Genesis 15, Sabendo dos costumes de Ur dos Caldeus, Deus mandou Abrão cortar os animais e colocar frente a frente as partes, Abrão já sabia que Deus faria com ele uma aliança.

Ele matou os animas, cortou as metades, colocou frente a frente, e no cair da tarde, diz a bíblia que Abrão foi tomado por um sono profundo, e diz a bíblia que Deus em forma de um fogareiro fumegante passou entre os pedaços, e fez o Senhor aliança com Abrão. Abrão dormia, e Deus passou entre as partes sozinho, não deu condições, pelo contrário, Ele mesmo

Se a aliança eram duas pessoas passando pelas partes, porque Deus fez Abrão dormir e passou sozinho ? porque Deus sabia que dependendo de homens nunca se cumpriria, Deus não depende de ação de homens, Ele depende apenas de si mesmo.

Na mente lhes imprimirei as minhas Leis. Jr. 32:33

A lei foi escrita em tábuas, e depois quebradas e escritas novamente, isso para mostrar que poderiam ser invalidadas, Na graça, Deus primeiro muda o homem, o regenera, muda lhe o coração, escreve no seu coração a Sua Lei, sabendo que assim o homem terá a palavra de Deus dentro de si. Como diz o próprio Deus, “ Todos me conhecerão, desde o menor até o maior deles ”.

Deus promete que através da Graça dará uma nova vida, agora o espírito Santo nos auxilia em nossas vidas,  orações, e Ele sabendo que não sabemos orar, Ele mesmo clama por nós com gemidos inexprimíveis, chora ao pai por nossa , Rm 8:26, e também temos um intercessor diante do Pai, que vive para interceder por nós. Hb 7:25.

A Palavra foi gravada em nosso coração, as tábuas da lei podiam ser quebradas, e perdidas, e anuladas, mas no nosso coração, jamais se perderá, jamais será anulada.

Obediência por prazer e não por lei

Quero escrever ainda um texto falando apenas da obediência a Deus, mas agora vou em poucas palavras demonstrar algo necessário, imaginem um homem que ama demais sua esposa, será difícil para ele a beijar? Pelo contrário, ele deseja muito isso, quer demais isso, imaginem esse homem, seria obrigação a ele ter momentos de amor com sua bela esposa? Claro que não, ele não consegue pensar em outra coisa a não ser amar sua esposa, é seu prazer, assim respondo a muitos que dizem, mas não temos que fazer nada para sermos salvos? Não temo que fazer nada, fazemos por amor, por prazer, por alegria,

A Graça é escrita em nosso coração, e por isso não obedecemos por Lei, por mandamento, por obrigação, temos prazer, é a mesma coisa que criar leis a uma pessoa que ama chocolate, ou sorvete, ou praia , dizer assim:

Terás que comer no mínimo um chocolate por semana.

Terás que chupar pelo menos um sorvete por semana.

Terás que ir a praia pelo menos uma vez no mês.

A graça faz com que aqueles que uma vez foram regenerados, uma vez Deus escreveu a sua palavra em seu coração, obedeçam por prazer, e não por lei, a obediência aqui é agradável, não difícil de ser seguida.

Hoje vemos muitos crentes fazendo um esforço tão grande para obedecer, deixar de beber, de fumar, de freqüentar lugares impróprios, ou mesmo fazendo um esforço para ir a igreja, ao culto, isso não é graça, isso é Lei, fazem porque tem que fazer, a graça não é forçada, é alegria, é prazer. Forçar a natureza de uma pessoa, já mostra que esta pessoa não tem a palavra escrita em seu coração, eu não preciso forçar minha natureza para mostrar Cristo, para ir adorar ao Senhor, ou para não beber bebida alcoólica, ou freqüentar lugares impróprios, não tenho natureza que ame isso. A graça mudou minha vida, e tenho prazer nisso.

Mergulhe mais fundo, muito mais fundo e encontrarás a Graça de Deus, esta graça não pode ser invalidada, assim como o céu não pode ser medido, e nem os fundamentos da terra serem sondados, assim esta aliança maravilhosa, não pode ser anulada, e que bom que não pode. Jr 31:35 a 37

Deus os abençoe

Pr Edson Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...