A paz do Senhor amados irmãos!
Mais um dia que o Senhor nos concede meditar na sua palavra, que nos traz direção e entendimento.
Ela é o remédio para nossa alma cansada e abatida. Muitas coisas que os homens não entendem, encontram solução na palavra de Deus.
Por exemplo, no devocional de hoje o Senhor nos ensina uma forma de abençoar nossos relacionamentos.
Algumas pessoas as vezes se perguntam: O que devo fazer para melhorar meu relacionamento com aquela pessoa? Como posso fazer para não discutir mais com meu esposo? Como acabo com as brigas entre eu e meus pais? Muitas vezes, na tentativa de mostrar que o outro está errado, brigamos, discutimos, elevamos a voz; mas o Senhor nos ensina o segredo de um bom relacionamento em provérbios 15.1:
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira."
Veja que conselho incomum. É como se o Senhor dissesse: "Quando alguém estiver furioso por algum motivo, brigando, gritando, falando com raiva, a atitude que você deve ter é dar uma resposta calma, tranquila. Isso vai desviar toda raiva." Geralmente não é isso que fazemos no meio de uma discussão. Queremos sempre mostrar que estamos certos, falamos mais alto, batemos as coisas. Mesmo que você fique quieto, fecha a cara e muitas vezes estraga um relacionamento por causa da razão.
Mas na maioria das vezes os conselhos divinos fogem do nosso padrão. Enquanto nós pensamos: "Isso não vai ficar assim, eu tenho que mostrar que ele está errado", Jesus diz: "Responda com calma, com tom de voz normal, sem ironia, e isso desviará o furor."
Você pode pensar que isso é mais um conselho de um Deus que não sabe o que é perder a paciência; até porque, Ele é Deus! Para Ele é fácil! Mas, ao contrário do que muitos acham, provérbios não são apenas conselhos de um "senhor experiente", é a palavra de Deus, "divinamente inspirada, proveitosa para ensinar, repreender, corrigir, e instruir em justiça" (II Tm 3.16).
Então vamos encarar essa palavra como mais que apenas um conselho do Senhor. O servo de Deus não age conforme os padrões deste mundo: "O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más." Provérbios 15.28
Assim mostramos que somos servos de Deus. O que faz a diferença não é ter razão, é desviar o furor!
Devemos sempre nos lembrar que em todos os momentos, em todos os lugares, em todas as situações estamos representando o reino de Cristo.
"O homem se alegra em responder bem, e quão boa é apalavra dita a seu tempo!" Provérbios 15.23
Então se hoje sua esposa, seu marido, seu chefe, o cliente cheio de razão ou o motorista bravo com o trânsito agir ao seu lado com furor, lembre-se da solução que Cristo nos ensina: Engula a seco, respire fundo e dê uma resposta branda!
Tenha um ótimo dia!
Rebeca Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário