20 janeiro 2012

Devocional - Tiago 3.1-13

A paz do Senhor!

Você já mordeu a língua hoje?
Não? É ruim né?!
Acho que depois do devocional de hoje você querer denotar a sua língua.




Vamos refletir sobre Tiago capítulo 3:

"Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grande coisas. Vede quão grande bosques um pequeno fogo incendeia. A língua é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflama pelo inferno. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peconha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bençãos e maldição. Meus irmãos, não convém que isso se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria." Tiago 3.1-13

Quão terrível é a nossa língua! A língua é um fogo que incendeia grandes bosques! O homem que conseguir dominar sua língua é chamado de perfeito e poderoso pelo apóstolo Tiago. 
Mas eu fiquei pensando hoje quando estava no caminho para o trabalho, meditando nesse texto. Não seria a mente pior do que a língua? Pois muitas coisas pensamos ainda piores do que aquilo que falamos. Antes de falar, pensamos coisas terríveis, e muitas vezes, tão terríveis que não temos coragem de dizer. Então o Senhor falou ao meu coração; a língua é pior, "está cheia de peçonha mortal", exatamente porque ela não consegue ser freada. Por mais que hajam em nossa mente pensamentos terríveis, podemos freá-los. E enquanto os pensamentos ainda estão apenas em nossa mente, o Espírito Santo pode mudar, converte-los para o que a Sua palavra nos ensina em verdade. Ainda podemos ser tratados por Deus. Mas o grande problema da língua é que ela não precisa da mente. Muitas vezes falamos sem ao menos pensar. Ela é independente dos pensamentos, descontrolada. Por isso Tiago fala verdadeiramente que o homem pode domar os cavalos e animais mais ferozes, mas a sua própria língua nenhum homem consegue domar.
Nossa língua nos envergonha. A mesma língua que exalta e louva a Deus é a língua que humilha os homens, julga, condena e mata com palavras.

É por isso que o apóstolo Tiago termina dando um grande conselho; se quiser ser sábio, mostre nos seus bons tratos! Quer parecer sábio diante dos homens? Morda a sua língua! Acorrente-a, junto com seus pensamentos ao Espírito Santo.
"Mostre pelo seis bom trato as obras em mansidão e sabedoria". É o contrário do descontrole da língua. É mostrar calma e domínio. 

Fiquem com a paz do nosso Senhor e, quando for necessário, morda a língua algumas vezes no decorrer do seu dia...

Rebeca Oliveira




2 comentários:

  1. A língua, no caso, as palavras que saem da nossa boca revelam para quem ouve ou lê,o que há ou passa na mente da pessoa em longo ou em curto periodo de tempo.
    Sem pensar muito sobre isso, de uma coisa sabemos....vale a pena alimentar nossa mente dos ensinamentos santos de nosso Pai e só assim poderemos espontaneamente usarmos nossa lingua com palavras sabias...adequadas....edificantes....verdadeiras...e santa..."Quando há renovaçao de mente , automaticmente, há renovaçao de palavras e de vida!" Paulo nos ensina: Romanos 12:2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda!!!! to amando meditar contigo sobre os ensinamentos do nosso "santo guia de vida". tem sido edificante
    Grande bjo

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...