27 fevereiro 2012

Devocional - I Coríntios 10.1-13

A paz do Senhor a todos os amados em Cristo.

Hoje gostaria de meditar no texto de I Coríntios 10:

"Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de uma mesma comida espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. 
Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." 
1 Coríntios 10:1-13
Esse texto fala muitas coisas interessantes para nossas vidas.
Nos primeiros versículos o apóstolo Paulo diz que todo o povo de Israel passou viu os mesmos milagres, comeu o maná, viram a nuvem do Senhor guiar o povo durante o dia e a coluna de fogo durante a noite. Viram coisas tremendas que nenhum outro povo na Terra viu. Bebiam do próprio Cristo. Mas a bíblia diz que a maior parte deles não agradou a Deus. Não confiavam em Deus, não tinham sua fé Nele e não eram devotos a Ele como eu único Deus. Pode-se dizer que o povo que mais viu milagres foi o povo de Israel e mesmo assim não agradaram ao Senhor!

Mais impressionante do que isso é isso foi feito para servir de exemplo para nós. Como Deus é maravilhoso. Ele nos mostra o erro dos outros, o erro do povo de Israel para que não venhamos cair como eles caíram.

"
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles (...) 
E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil. E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram (...) 
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor."



Meu marido está lendo um livro a respeito da Providência Divina, de Heber Carlos de Campos. Recomendo, pois também já li. E uma coisa que passamos a entender quando estudamos a respeito da providência de Deus é que Ele nos dá tudo o que precisamos e tudo o que é necessário para que o seu plano se cumpra em nossas vidas. Ele tem o controle de todas as coisas, nada está ao acaso, Deus cuida de tudo. E até isso o Senhor nos provisionou, o exemplo. Deus permitiu que o povo caísse no passado porque tinha um propósito com cada um deles, mas também tinha um propósito com cada um de nós, em nos fazer entender que Ele cuida de nós! Ele não nos deixou sem a Sua palavra. A bíblia é a auto-revelação de Deus para nós, pois é a Sua palavra revelada por Ele mesmo. Nós só conhecemos a Deus porque Ele se deixa conhecer, Ele se revela e isso é maravilhoso!

Tomemos o que foi feito por aquele povo como figura para que não cobicemos, não sejamos idólatras, nem murmuradores. Aquele que está de pé cuide para que não caia! Deus providenciou o que era necessário para nos manter de pé, firmes. Ele provisionou Cristo que é a nossa Rocha em quem podemos estar firmes.
E para confirmar essa providência o apóstolo Paulo encerra dizendo ainda: 

"
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."



As nossas tentações são humanas. O que sofremos aqui, outra pessoa sofre da mesma forma do outro lado do mundo. Não existe nada novo debaixo do sol. As tentações que sofremos são as mesmas que os cristãos do mundo todo sofrem. Mas Deus não nos deixa ser tentados acima do que podemos suportar. Ele nos dá, junto com a tentação o escape. Oh Deus maravilhoso! Até isso é providência divina!



Medite nisso hoje e tranquilize o seu coração, pois mesmo que esteja passamos por tentações, até neste momento Deus está cuidando de você!

Rebeca Oliveira

Um comentário:

  1. Mensagem maraviilhosa, amei demais, e como é bom ver que Deus providencia tudo para nós, Cristo é o centro de Tudo, tudo foi feito para Ele, mas o centro da criação, é o homem, somos nós, Deus fez o mundo em 5 dias apenas, e no sexto reservou para fazer o homem, ou seja, depois que tudo já estava lindo, maravilhoso, depois de tudo já haver cor, vida, alimento, flores, peixes, aves, ai sim que Deus foi criar o homem, para que o homem pudesse desfrutar de tudo que Deus fez, maravilhoso Deus tremendo.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...