02 fevereiro 2012

Devocional - João 1.43-51

Bom dia amados irmãos!

Glória a Deus por essa quita-feira e pelas misericórdias do Senhor que se renovaram sobre nós mais essa manhã.

Hoje o texto do devocional está em João 1.43-51:

No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem."
Esse texto nos fala muitas coisas. A primeira delas, que me chama atenção é a forma como Filipe "evangelizou" Natanael. Ele simplesmente falou de Jesus, apontou para Cristo. E quando Natanael debochou de Jesus, Filipe simplesmente disse: "Vem e vê". Ele não ficou discutindo nada com ele, não ficou irritado pelo que disse a respeito de Jesus. Não perdeu a paciência. Ele apenas creu que se Natanael fosse até Jesus, o resto Ele mesmo faria. Nós também temos que agir assim. Apenas faça a sua parte, fale de Jesus, aponte para Cristo. Leve alguém à igreja e somente creia que Jesus é suficiente para fazer todo o resto. A responsabilidade de salvar a alma do pecador Jesus já tomou sobre si!

É interessante que Natanael, quando ouviu que Jesus era nazareno, debochou. Ele já tinha imaginado o Messias em sua mente; e talvez na sua imaginação, Ele seria um homem importante, rico, de boa aparência, forte, um soberano. Era assim que o povo de Israel esperava que o Messias fosse. E quando Natanael ouviu Filipe dizer que o Messias era nazareno, ele já o rejeitou em seu coração, afinal de contas, "pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" Talvez as pessoas hoje pensem isso das igrejas, dos pastores e, consequentemente, de Jesus. Mas mesmo sabendo o que Natanael pensava a seu respeito, Jesus se revelou a ele e mostrou que Ele realmente era o Filho de Deus. 
Quando Jesus disse: "Daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem", Ele estava se referindo ao sonho que Jacó teve em Gênesis. ("E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela." Gn 28.12). Jesus é a escada que liga o homem a Deus. Ele é o Messias, o enviado de Deus, que reconcilia a humanidade com o Pai.

A respeito de Natanael, muitas pessoas se questionam sobre o que ele poderia estar fazendo debaixo da figueira, que o deixou tão espantado quando Jesus revelou tê-lo visto ali. Alguns dizem deduzem que Natanael deveria estar fazendo algo de errado, mas eu creio que não. Eu e meu esposo ficamos imaginando hoje de manhã, quando lemos esses versículos: O que Natanael estava fazendo ali, debaixo da figueira? A bíblia não diz, mas talvez ele estivesse ali orando, falando com Deus, pedindo sobre o Messias. Todo o povo de Israel esperava ansiosamente que a profecia sobre o libertador de Israel se cumprisse. Então, Natanael poderia estar aflito, pedindo a Deus um sinal. Imagino-o dizendo: "Pai, quando o Senhor irá cumprir a sua promessa sobre nossa nação? Quando o Senhor irá enviar o Messias? Nos dá um sinal!" Você consegue imaginar o espanto de Natanael quando Jesus disse: "Eis um verdadeiro israelita... pois eu te vi quando estava debaixo da figueira Natanael. Eu sou o Messias que você estava esperando!"

Daquele dia em diante, Natanael passou a seguir Jesus.

O devocional de hoje me abençoou muito. Como a palavra de Deus é maravilhosa! Ele ouve a nossa oração, e responde na hora certa. Sei que o Senhor também falou com você hoje, talvez de uma maneira diferente de como falou comigo. A palavra de Deus é poderosa!

Tenha um ótimo dia!

Rebeca Oliveira


2 comentários:

  1. .... estou emocionado com o q Deus tem te revelado... ontem mesmo, estava conversando c/ o Paulo, sobre a mensagem q vc pregou... e dizendo qto de nós ainda acredita q pelo menos alguma coisa depende de nós... e como vc bem falou de Felipe, ele simplesmente mostrou Jesus... e qto de nós ainda oramos como Natanael... esperando q Deus responda de acordo c/ as nossas vontades não a Dele... Deus continue abençoando mto vc e o Gel... as mensagens vão se encaixando como um quebra cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Assim como Jesus viu a Natanael, naquele momento de intimidade com Deus, Ele também nos ve em nossa intimidade, precisamos ter mais momentos intimos com Deus, precisamos ficar mais vezes em baixo da figueira, nos entregando a Deus, seja com louvor, suplicas ou até mesmo choro, e certamente a resposta virá. Deus nunca falha, Ele é o nosso refugio para os momentos que mais precisamos dEle. Amei esta palavra

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...