01 fevereiro 2012

Devocional - Samo 84

Bom dia irmãos amados!

Hoje iremos meditar em um salmo, conhecido de muitos.
Eu vou colocar o salmo todo para que leiam, e vou comentar aquilo que Deus falou ao meu coração, mas você pode deixar o seu comentário sobre o que Deus falou com você. O interessante dos salmos é que, mesmo que você já tenha lido aqueles versículos, todas as vezes que lê novamente, parece que Deus revela algo novo. Então mesmo que você já conheça esse salmo, leia mais uma vez comigo e sinta o Senhor falar ao seu coração, diretamente naquilo que você necessita receber de Dele hoje.

Salmo 84:

"Quão amáveis são teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!
A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor, o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.
Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, e eu os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.
Bem-aventurados os que habitam em tua casa.; louvar-te-ão continuamente.
Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
Que, passando pelo vale de árido, faz dele um manancial; de Bênçãos o cobre a primeira chuva.
Vão indo de força em força, cada um deles em Sião aparece perante Deus.
Senhor Deus dos Exércitos, esculta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó
Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferia estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.
Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. 
Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança."

Davi começa o salmo declarando que ama estar na casa de Deus! A sua alma deseja, anela por estar nas portas do templo. Ele diz: "O meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo", ou seja, tudo, tanto meus sentimentos como meu corpo deseja estar perto de Deus.
Ele inveja o pardal e a andorinha, que podem fazer o seu ninho perto do templo do Senhor, e estar próximos da Sua casa o tempo todo! Em outro salmo Davi declara: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." (Salmo 27.4) É como se Davi dissesse: "Ah se eu pudesse eu faria o meu quarto aqui no templo do Senhor, para contemplar a sua formosura todos os dias!"
Ele amava estar no templo, não por causa do lugar em si, mas por causa da presença de Deus que se manifestava naquele lugar! Em vários outros salmos Davi expressa o seu amor pela presença do Senhor seu Deus.
"Bem-aventurados os que habitam em tua casa, louvar-te-ão continuamente"

Bem-aventurado o homem cuja força está em Deus! Onde está nossa força?
Qual é o seu ponto forte? Pode ser qualquer coisa, e mesmo assim você não será tão forte quanto se a sua força for o Senhor! Davi, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre recobrava forças no Seu Deus. Quando os amalequitas levaram cativas todas as mulheres e crianças dos homens que estavam com Davi, e suas duas mulheres, não deixando nada, a ponto de o povo pensar em apedrejar Davi, a palavra de Deus diz que Davi "se reanimou no Senhor seu Deus". (I Samuel 30.6). Embora Davi fosse um grande guerreiro, a sua força não estava nele mesmo, a sua força estava em Deus!
Os próximos versículos explicam exatamente isso:


"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.
Que, passando pelo vale de árido, faz dele um manancial; de Bênçãos o cobre a primeira chuva."
Passando pelo vale, faz dele um manancial. Mesmo que esteja no vale deserto, árido, o que tem a sua força em Deus, faz do problema uma benção. Faz do vale um manancial. O manancial é lugar de vida. Quem está próximo a um manancial tem prosperidade, tem uma boa colheita, o seu gado se alimenta de boa pastagem, sua família se alimenta de boa comida!

É por isso que Davi diz que mais vale um dia na casa do Senhor do mil em outro lugar.
"Preferia estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios."
Estar à porta da casa do Senhor significa apenas contemplar os sacerdotes entrando e fazendo o sacrifícios.
Porque naquela época, apenas os sacerdotes podiam entrar na presença de Deus. O templo era dividido em três partes: o átrio, onde o povo ficavam, os santo lugar, onde o sacerdote se purificava e se preparava para entrar na presença de Deus, e o santíssimo lugar, onde apenas o sacerdote poderia entrar. Davi diz que prefere estar apenas ali na porta, apena no átrio, do que estar junto com os ímpios fazendo qualquer outra coisa!


O Senhor é sol e escudo!
Ele protege o seu povo, guarda os que são seus, os dá graça e glória!
Bem-aventurados os que tem a sua confiança no Senhor!
Os que confiam em suas próprias mãos, na forçado seu braço, na força do seu trabalho, na força do seu estudo, nenhum deles é mais abençoado do que aquele que tem a sua confiança no Senhor!

Compartilhe conosco o que Deus falou ao seu coração através desse salmo
E tenha um ótimo dia na presença do Senhor!

Rebeca Oliveira

Um comentário:

  1. Sim Sim tremendo a palavra do senhor cuida mo Deus utiliza de sua palavra com cuidado e zelo e sabedoria para falar a seus filhos. Ao ler este salmo. E como se estive ouvindo literalmente a voz do senhor Ele estivesse do meu lado sinto imensamente o amor a presença exatamente que me sinto. Teamo maravilha . senhor.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...