06 fevereiro 2012

Devocional - Romanos 14.13-23

A paz do Senhor a todos!

Hoje vamos meditar na palavra do Senhor, em Romanos 14.13-23:



"Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.

Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro.

Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu.
Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência.
Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;
aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.
Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem.
É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado."
Achei esse texto maravilhoso, e para falar a verdade, Deus tem me ensinado muito com relação ao amor ao próximo. É interessante o que a bíblia diz sobre isso, porque vai totalmente contra ao que o mundo diz. Para a maioria das pessoas, o que realmente importa é a sua felicidade. Ultimamente tenho visto algumas pessoas dizer: "Vou mudar por quem realmente vale a pena" ou "Eu sou assim, se você gosta amém, se não gosta problema seu". E não é isso que a bíblia diz. O conceito de Deus é muito diferente do nosso, e para sermos felizes de verdade, só é possível se for da maneira de Deus.
Deus me diz que, se o meu irmão se escandaliza com algo que eu faço, com algo que eu como, com algo que eu digo, eu tenho que aprender a abrir mão disso.
Algumas vezes, fazemos coisas que para nós, não tem problema algum, mas o irmão ao seu lado se escandaliza com aquilo. E o que eu devo fazer? Problema dele? Não! É você que deve mudar por causa do seu irmão. "façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão."

Não estamos falando de fé, de opção sexual, de usos e costumes ou de doutrinas. O que é errado diante da palavra de Deus, é errado, não importa a forma que você ou seu irmão pense! A bíblia é uma só e nela não há contradições!
Estamos falando de coisas pequenas, que muitas vezes causam escândalos e discussões. O apóstolo dá o exemplo da comida: "Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou." (Rm 14:1-3)

Quantas vezes discutimos, ou "apenas" julgamos nosso irmão por coisas tão pequenas. Perdemos nosso tempo discutindo, fofocando, apontando para coisas que não vão mudar nada e não nos edificam em nada. 

"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs." (Tt 3.9)

A vida cristã se resume em mudança. Isso tem estado cada vez mais claro para mim, porque muitas vezes eu tenho pedido ao Senhor para me ajudar a mudar algo em minha vida, mas eu mesma não quero mudar nada! Não me esforço em ter atitudes diferentes. As vezes nos encontramos tão acomodados em nosso pecado, pensando que são erros pequenos, pequenos hábitos, e acabamos deixando eles onde estão. Por isso eu digo que a vida cristã é mudança, todos os dias. Se você começar a vascular o seu coração vai encontrar tantos "pecadinhos de estimação", que já estão lá há tanto tempo que você já se acostumou a viver com eles. Se não conseguimos mudar nem por nós mesmo, que dirá por um irmão!
Não conseguimos abrir mão de algo errado em nós, quanto mais abrir mão de algo que gostamos, ou que não nos incomoda, por causa de um irmão. Mas quando nos aproximamos de Deus conseguimos entender que muitas vezes o Senhor permite isso para tirar de nós as coisas que estão erradas. Talvez nem seja o alimento ou a bebida que você consome, mas o amor que você não tem pelo próximo. Amor que abre mão para edificar o outro. Amor que não precisa ter razão. Amor que se alegra em ver o outro satisfeito.

"Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus."


Mas, além de tudo isso, Paulo ainda diz algo muito interessante e proveitoso para nós no final do versículo 22: "

Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova".


Eu posso até ser alguém que defende o evangelho, aprova o que a palavra de Deus diz, mas se não ando a palavra do Senhor, eu mesmo me condeno. Não é necessário que alguém venha me condenar, eu mesmo, por andar de forma contrária àquilo que eu aprovo, estou me condenando. 
Se eu anuncio o evangelho e ando de forma diferente do que eu prego, já estou condenado pela minhas próprias palavras.

Tome atitudes hoje para mudar sua vida. Jogue forma os pecados que estão arraigados no seu coração. Ame o seu irmão, como a si mesmo e tenha um dia muito abençoado! E que o Senhor nos fortaleça com a sua graça e nos santifique!

Rebeca Oliveira


Um comentário:

  1. Rebeca,
    parabéns pela clareza com que comentou esse texto bíblico que gera tanta confusão de entendimento.

    Tantas pessoas o usam para fechar questões relacionadas a mal testemunho, conduta, vestuário etc., pois elas agem erradamente (fora dos padrões de Deus) e não se condenam achando que assim estão "justificadas".

    Deus te abençoe e continue dando discernimento na Sua palavra.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...