23 julho 2012

A verdadeira renovação da águia





“...que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. “ Salmos 103:5

Você já deve ter ouvido muitas mensagens sobre como a águia se renova depois de velha, de como ela tira todas as suas penas, arranca o bico etc. Mas hoje fiquei curioso sobre este processo de renovação e fui pesquisar sobre isto e acabei vendo que tudo não passa de uma história fictícia criada por alguém que não conhece nem um pouco sobre o assunto. Mas apesar da história ser falsa, a verdadeira também traz lições espirituais muito interessantes, vamos ver?

A águia não precisa se mutilar para se renovar, ela não arranca as penas e nem o bico, ambos são renovados gradativamente ao longo de sua vida e esta troca se dá uma vez por ano, entre a primavera e o verão. Daqui já podemos tirar algumas lições. Para que sejamos renovados no Espírito Santo não precisamos sofrer muito. Quando nós confiamos a nossa vida a Deus, na hora certa, Ele vai derramando sua graça sobre nós e este processo se torna invisível, até que ele termine e a beleza da nova forma passe a ser exibida. Nós sabemos que é difícil mudar, mas quando você se rende ao toque do Espírito Santo tudo se torna mais fácil. E é interessante que, no caso das aves, só há automutilação em casos de estresse e principalmente quando mantidos em cativeiro. Isto é interessante porque a renovação do Espírito só é complicada e dolorosa quando você ainda está cativo, quando você está preso a algo deste mundo, às coisas seculares, ao pecado. Mas quando você se entrega a Deus não é necessário que você sofra demasiadamente, este processo se torna fácil, é como quando vamos tomar vacina e a enfermeira diz: “Dói menos quando você está relaxado!” Tudo fica mais fácil quando há renúncia, entrega e devoção.

Outra coisa interessante é como o bico cai. Na história em que ouvíamos, a águia batia o bico em uma pedra até que ele caísse, mas na verdade, o bico velho cai enquanto ela come, e o novo já está embaixo dele. A mudança realmente acontece quando nós nos alimentamos espiritualmente. E segundo a Bíblia a maior fonte de alimento espiritual é nada mais nada menos que a Palavra de Deus. Não há mudança a menos que você “devore” a Palavra. Com ela nós podemos conhecer mais de Deus e mais do que Ele quer que nos tornemos. É impossível alguém estudar a Bíblia e continuar o mesmo.

E uma das coisas mais interessantes é que a maior diferença entre a história falsa e a verdadeira é que, na falsa, a águia tinha que mudar por si só. Ela tinha que sofrer, tirar suas penas, seu bico, se retirar. A atitude vinha dela. Mas na verdadeira, o processo de mudança acontece naturalmente. A águia não precisa tomar uma atitude, as suas penas caem naturalmente, o seu bico é trocado enquanto ela come. E na vida espiritual é assim, Jesus já pagou o preço que era necessário para que pudéssemos conhecer a Deus e nos tornarmos seus filhos e por isso, o processo de renovação espiritual acontece naturalmente. Tudo acontece por causa da maravilhosa graça de Deus e seu infinito e incondicional amor por nós.

5 comentários:

  1. Que palavra abençoada, e mostra que os filhos de Deus , uma vez que foram regenerados, e se alimentam da palavra de Deus, que é viva e eficaz, não precisamos sofrer, basta se entregar e a renovação acontece naturalmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá,queria compartilhar a tal "renovação" da águia mas tava inquieta quanto a veracidade da informação...Não encontrei nada até ler este aqui.Poderias colocar a fonte das informações -sobre a águia- ajudaria a esclarecer melhor.Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor irmã! Que bom que se interessou pelo nosso blog! Desculpe a demora pra responder.

      As fontes que achei sobre a renovação da águia são estas aqui:

      http://www.quatrocantos.com/LENDAS/93_renovacao_aguia.htm http://www.e-farsas.com/a-aguia-renascida-depois-de-velha.html

      Mas você pode encontrar outras fontes pesquisando na internet.

      Deus abençoe!

      Excluir
  3. Boa é esta palavra! Obrigado por compartilhar algo tão importante..

    ResponderExcluir
  4. tbm gostei muito das informações e lições que foram extraídas. Só que mesmo vivendo no tempo da graça, algumas mudanças na nossa vida requerem decisões e disciplina da nossa parte não é tão simples assim. Eu escolho orar, jejuar, vigiar e ler a bíblia.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...