25 julho 2012

Mulheres: Submissão Bíblica


Mulheres: Submissão Bíblica 


Há muita confusão a respeito deste assunto. É um assunto completamente mal interpretado no mundo e até mesmo dentro da igreja. As mulheres se sentem tolas se obedecerem a seus maridos. Geralmente se aborda de uma forma errada a submissão. É uma filosofia feminista, que diz que o homem e a mulher são iguais e a mulher seria tola ou insensata ao obedecer a seu marido. Pensam que as mulheres são “capachos” se forem submissas. Mas o que a bíblia diz a respeito disso?

Cinco Princípios Bíblicos Sobre Submissão

1. A mulher deve ser submissa a seu marido a não ser que ele a peça para pecar - Efésios 5.23.24

A palavra grega para submissão aqui é “hupotasso” é um termo militar. Isso significa ser colocado numa posição inferior. Pense em um general sobre um capitão. Essa ordem foi escolhida por Deus de uma forma soberana. O marido tem autoridade em casa e uma responsabilidade enorme, e a mulher é colocada debaixo da autoridade do seu marido, a não ser que ele a peça para pecar. Isso não significa que a mulher seja inferior a seu marido. Pode ser que ela seja mais inteligente, mais bonita, mais divertida, mas se ela quiser demonstrar amor a Deus, ela deve obedecer ao seu marido. O seu papel é de uma auxiliadora idônea.

Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.” 1 Pedro 3:7

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. Filipenses 2:5-8

Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.” 1Coríntios 11:9. (Naturalmente temos a tendência de pensar em nós mesmas, mas esse versículo nos ajuda a pensar no outro: “Como posso ajudar o meu marido?”)

Mas e se o marido pedir que a esposa peque?

Atos 5.29 vemos um exemplo de Pedro, quando prometeram soltá-lo se ele deixasse de pregar o evangelho de Cristo, e ele não aceitou essa condição, citando o texto conhecido que diz: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Então se o marido pedir que a esposa peque, ela deve ter discernimento para negar-se a pecar por sua causa. Ao mesmo tempo, a mulher não deve ser tão leal à igreja a ponto de ser desleal ao seu marido.

2. Uma esposa submissa não tem medo de fazer a coisa certa – I Pedro 3
Provérbios 31.25A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.”

Ela ri do futuro. Não se preocupa e fica ansiosa ou com medo. O contrário do medo é confiar em Deus. Em I João 4.18 diz que “no amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora todo medo.”

Uma forma de a esposa demonstrar amor a Deus é repreender o marido de forma gentil e amável. Isso significa, como está em Efésios 5.11, condenar as obras das trevas. Outra forma de mostrar amor a Deus é não ficar pensando várias vezes em como o esposo a magoou. Quando se sente magoada a mulher deve confiar em Deus, mesmo que não possa confiar em seu marido.

3. A mulher deve ser submissa ao seu marido mesmo que ele não seja cristão – I Pedro 3.1-2

I Pedro 3.1-2 “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando o vosso procedimento casto e com temor."

Pedro nos recomenda que, ao invés de falar muito, a mulher deve ganhar seu marido com uma conduta pura e com seu comportamento. Não sabemos se Deus irá amolecer o coração desse esposo, mas Ele pode fazer isso. A mulher pode demonstrar amor tanto por seu marido quanto por Deus. Se ela for uma mulher rixosa, teimosa, maldosa; ele vai enxergá-la como hipócrita. Mas se ela for respeitosa e viver uma vida honrosa, ela enxergará que sua fé é verdadeira e real. Se um dia ele vier a deixá-la, deve ser por seu comportamento piedoso e não porque ela chegou a enlouquecê-lo! A mulher deve estar preparada para falar da sua fé com seu marido, sabendo responder as perguntas que ele possa ter, até por curiosidade, a respeito da palavra do Senhor. Ela deve agir com graça com ele e seus amigos.

4. A mulher submissa não desonra a apalavra de Deus – Tito 2.3-5

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.”

No verso cinco vemos que a mulher deve ser submissa para que a palavra de Deus não seja blasfemada (trazer vergonha).

Uma mulher submissa é aquela que honra a palavra de Deus, quando obedecer a Ele é mais importante para ela do que a sua própria vontade. Quando ela sacrifica aos seus próprios desejos para obedecer a seu marido, Deus vê isso como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, como diz em Romanos 12.1-2.

A submissão deve ser uma alegria para a esposa porque ela ama a Deus.

5. A mulher submissa vai buscar treinamento com uma mulheres mais velhas – Tito 2.3-5

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.”

Nem todas as mulheres idosas e mais velhas são mulheres piedosas, nesse caso essa mulher pode procurar recomendação dos líderes da sua igreja.

Uma mulher piedosa mais velha precisa ter uma doutrina sã, para não ser levada por ventos de doutrina.

Lista Prática de Como Mulheres não é Submissa ao Seu Marido

1. Quando faz coisas que irritam ou perturbam seu marido – Provérbios 21.19

Discutir com ele até o fim, irritá-lo, perturbá-lo

2. Quando não disciplina os filhos como deveria – Provérbios 19.15

3. Quando é mais legal aos outros do que ao seu próprio marido – Provérbios 31.11

4. Quando ela quer as coisas do seu próprio jeito – Provérbios 21.9

Quando não consegue, ela discute ou “dá uma gelo” nele. Isso a torna cruel e má, tornando-a imatura.

5. Quando ela não se mantém dentro do orçamento familiar – Provérbios 19.14

6. Quando ela corrige, interrompe ou fala pelo seu marido – Provérbios 27.15-16

7. Quando manipula seu marido para que faça as coisas do jeito dela

8. Quando toma decisões sem consultá-lo

9. Quando ela vai diretamente contra seus desejos

10. Quando se preocupa com as decisões que ele toma

11. Quando ela não presta atenção ao que ele diz

A submissão é uma forma de responder a uma pessoa. Estou convencida de que este é o coração de Deus para a esposa excelente.” Martha Peace

Espero que você possa ter sido edificada assim como eu fui e que Deus te dê graça para colocar em prática cada um desses ensinamentos no momento certo, fazendo de você uma esposa excelente pela graça de Deus!

4 comentários:

  1. Esposa tem que ser cúmplice, não submissa. Mulher já tem medo e não gosta de homem. E também não é dependente como ele é. Homem não é superior aos olhos de uma mulher, só e superior aos próprios olhos. Procuro até hoje algo que prova que ele é "superior". Que superior o que, homens e mulheres dois pecadores, correndo atrás do mesmo objetivo. Eu nunca cai nessa que mulher é inferior, porque eu nao gosto de homem e nao vejo o porque viver com um homem. Até porque mulher tem nojo do corpo do homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e outra coisa, não somos iguais aos homens.

      Excluir
  2. Marido é para se amar, se entrar em acordo, ser companheiro, obedece-se a patrão ou o pai e mãe, quando somos menores de idade. Meu marido sabe que o dia que ele cair na besteira de me dar uma ordem, eu faço o contrário do que mandou, pois não sou sub dele, sou uma igual, não empregada para obedecer.

    ResponderExcluir
  3. Marido é para se amar, se entrar em acordo, ser companheiro, obedece-se a patrão ou o pai e mãe, quando somos menores de idade. Meu marido sabe que o dia que ele cair na besteira de me dar uma ordem, eu faço o contrário do que mandou, pois não sou sub dele, sou uma igual, não empregada para obedecer.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...