17 agosto 2012

Crescimento Espiritual




No culto de Quarta-feira nosso amado irmão Matheus pregou uma das suas melhores mensagens e nós gostaríamos de compartilhar com vocês essa palavra abençoada.

O tema da mensagem foi “Como obter crescimento espiritual”. Durante todo este mês de agosto ouvimos mensagens sobre a vida espiritual.

Em Colossenses 2.6-7 lemos: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.”

É interessante como alguns de nós parece nunca crescer espiritualmente. Essas pessoas tem a síndrome de Peter Pan. Você se lembra desse desenho? O Peter Pan era um menino que vivia em um mundo mágico, mas nunca crescia, sempre continuava criança. Os seus amigos cresceram, casaram, tiveram filhos, mas ele permaneceu do mesmo jeito, uma criança. E quantos de nós continuamos crianças na fé, tendo que ser alimentados com “leitinho”, sem obter crescimento algum.

Em primeiro lugar precisamos entender que o crescimento espiritual começa desde que conhecemos a Cristo: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo”. O Espírito Santo está dentro de nós desde que recebemos o Senhor Jesus, Ele nos ajuda nas nossas fraquezas. Ele é nosso maior aliado. “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8:26)

Não é o grupo de oração que intercede por você, não é o pastor, não é um profeta, é o próprio Espírito de Deus que intercede ao Pai com gemidos, chorando e clamando por sua vida!

O crescimento espiritual tem 6 passos:

1. “assim também andai nele”

O dia a dia com Deus é muito importante para quem deseja obter crescimento espiritual. Não é possível crescer sem conhecer a Deus, sem ter intimidade com Ele. O Matheus contou um pequeno testemunho de uma colega de classe que se aproximou dele e perguntou se ele era cristão. Ele respondeu que sim, e ela disse que já havia percebido pelo seu jeito de falar, pois tinha reparado que ele falava da bíblia o tempo todo, até para falar com os professores!

2. “Radicados, arraigados”

Para crescer espiritualmente precisamos criar raízes em Deus, nos firmar, permanecer. A árvore mais estável e forte é aquela que tem as maiores raízes. O Matheus usou o exemplo do texto de Salmos 1.3 que diz que a árvore plantada junto a ribeiros de água dá os seus frutos, permanece com sua bela folhagem sempre e ainda prospera em tudo quanto faz. Quando você está enraizado em Deus o seu crescimento espiritual acontece muito mais rápido e abundante.

3. “Edificados”

É quando Deus passa a trazer beleza a sua vida e tirar tudo o que traz sujeira ao seu coração. Talvez seja um dos processos mais difíceis do crescimento espiritual, pois, na vida cotidiana, ninguém limpa algo com alguma coisa dentro, é preciso tirar tudo, limpar, esfregar, enxaguar, é um processo longo. Mas é neste processo em que somos edificados, e nos tornamos cada vez mais parecidos com Deus.

4. “Confirmados na fé”

Para crescer é preciso ter fé. E um dos últimos estágios do crescimento é quando Deus coloca dificuldades nas nossas vidas para provar a nossa fé. Deus quer que você saia deste processo forte, convicto, confiante Nele e para isso é preciso que Ele confirme a sua fé. Na mensagem, o Matheus usou o exemplo de José, que passou por vários problemas e dificuldades, mas continuou esperando em Deus. Mesmo não ouvindo a voz de Deus o consolando, mesmo não recebendo palavras de refrigério trazidas por um profeta, José confiou e confirmou a sua fé em Deus.

5. “Assim como fostes instruídos”

É imprescindível que aprendamos mais de Deus através de sua palavra, pois ela é o nosso guia aqui na Terra, nela temos instruções para todas as situações que podemos vivenciar. Deus não te abandonou aqui neste mundo, Ele se preocupou em deixar uma “bússola espiritual” para que você não se perdesse no caminho, não perdesse o foco, que é Jesus. Por isso leia a bíblia, siga os conselhos que nela estão, pois só assim você vai crescer. Além disso, você deve ouvir mais o seu pastor e líder espiritual. Muitas vezes pensamos que eles não sabem o que estamos passando ou que não podem nos entender, mas o seu pastor é quem o Senhor designou para guiar a sua vida, para te dar conselhos e te ensinar a palavra. Muitas coisas o Senhor revela primeiro para o seu líder e pastor, mesmo que você não fale nada. Por isso, ouça mais e respeite seu pastor, procurando seguir seus conselhos.

6. “Nela abundando em ações de graça”


O último estágio do crescimento espiritual é também o mais gostoso. Nesta fase entendemos os propósitos de Deus, e chegamos a agradecer por todo este processo de crescimento, até mesmo as dificuldades. Aqui nós podemos nos encontrar em um maravilhoso estado de graça. E ainda, nesta fase de ações de graças, você passa a dar graça aos seus irmãos, perdoando-os, entendo suas dificuldades e intercedendo por eles. Neste estágio, você consegue ver Deus em tudo, enxergar a sua mão nas mínimas coisas e está sempre grato a Deus em todas as suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...