24 setembro 2012

A cerimônia dos lava pés

"Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. [...] Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. " João 13:4-5 e 12-15



Deus me deu uma verdade que mudou totalmente o meu jeito de enxergar os relacionamentos que temos na terra, entre familiares, no trabalho, na igreja etc. Essa verdade é que o relacionamento de Deus conosco deve ser o parâmetro para nossos relacionamentos terrenos. Uma forma de explicar isso de forma mais clara é o texto acima, onde Jesus lavou os pés dos discípulos.

O ato de lavar os pés simboliza em primeiro lugar o perdão. Lavando os pés Jesus quis mostrar que perdoava todos os pecados dos apóstolos, que para cada passo em pecado havia uma bacia de perdão, para cada dia em que eles não resistissem a tentação, não controlassem a raiva, não suportassem a pressão, Jesus os perdoaria; e assim como água lava totalmente a sujeira dos pés, Deus se esquece completamente do nosso pecado quando nos arrependermos. Nós pecamos todos os dias, mas antes de acordarmos a misericórdia de Deus já nos perdoou!

Em segundo lugar, o ato de Cristo quis mostrar humildade. Jesus era o mestre, o criador do universo, o Messias! Porém Ele escolheu fazer a tarefa do menor servo da casa, lavar os pés dos convidados. Ele, que era o maior de todos se fez o menor, tomou a posição de servo. 

Tudo o que Jesus fez pelos discípulos naquele dia Ele fez por nós também, mas depois disso Ele disse algo ainda mais interessante: "...vós devíeis também lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, assim como eu vos fiz, façais vós também". Jesus quis mostrar que assim como Ele nos perdoa e se dispôs a nos servir, nós devemos perdoar e servir aos nossos irmãos, daí vem a história de que o nosso relacionamento com os outros baseia-se no relacionamento de Deus conosco!

O Senhor falou que devemos nos amar assim como Ele nos amou e se servirmos ao nosso irmãos estaremos servindo ao próprio Deus! Mas o que significa servir? Servir é dar a preferência ao outro, é abrir mão de sua vontade de vez em quando, é amá-lo mesmo quando ele não merecer, é se importar com a sua dor e com a sua alegria, é perdoar antes que ele peça perdão, é compaixão, é empatia... Um servo não faz a sua própria vontade, mas a vontade de seu senhor.

Então passe agora mesmo a seguir este mandamento de Cristo! Assim como o próprio Deus se humilhou para lavar pés imundos, lavemos todos os dias os pés dos nossos irmãos. Escolha servir seu marido, sua esposa, seu filho, seu pastor, seu amigo, tome a posição de servo. Se não há maior amor do que o de Cristo, não há melhor exemplo a ser seguido.

Assim como Cristo nos amou, amemos aos nossos irmãos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...