25 setembro 2012

Lealdade


“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”
Rute 1:16-17



Uma amizade só se prova verdadeira quando passa por dificuldades. Ninguém sabe se pode confiar em alguém quando tudo está um mar de rosas. Mas como podemos ser leais aos nossos amigos, irmãos, cônjuges, parentes etc? Como podemos passar as dificuldades e tribulações ao lado de alguém? Esta é a pergunta que Rute deve ter feito a si mesma.

O pano de fundo da história de Rute e Noemi não era o dos melhores. Noemi, que já havia se tornado viúva, agora perdera os dois filhos. Angústia, solidão, miséria. Estas são as características que definem o momento em que Noemi passava. Era de se esperar que ela estivesse amarga, áspera, desiludida, angustiada e sem esperanças e com certeza, esta não é uma pessoa que alguém deseja ter por perto. E eu me pergunto: “O que Rute viu em Noemi para que quisesse ficar ao seu lado?” Uma vez ouvi uma mensagem sobre este assunto pregada pela Eyshila e achei muito interessante. O que fez com que Rute escolhesse deixar a sua vida, os seus parentes, o seu país, a sua religião para que quisesse passar o resto de sua vida com uma mulher amarga e sem esperanças?

Rute deve ter feito esta pergunta muitas vezes, até encontrar a resposta: Deus. Leia comigo este trecho: “... o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;” Rute 1.16. Rute viu Deus em Noemi, ela viu o agir de Deus em sua vida. Com certeza ela já havia ouvido Noemi falar do Deus que servia e esta foi a chave para um relacionamento agradável em meio a tempestade. Rute não precisava ficar com Noemi, ela não precisava permanecer ao lado de sua sogra, ela poderia ter feito como sua cunhada, Orfa, que foi embora e retomou a sua vida, recomeçou. Mas não, Rute escolheu a lealdade, ela escolheu ser amiga no momento em que Noemi mais precisava, ela escolheu se doar no momento em que todos foram embora.

E nós? O que faríamos na pele de Rute? Será que eu e você seríamos leais? Ninguém pode se dizer leal sem passar por uma prova. E Rute passou, e permaneceu firme, pois viu o Deus de Noemi. Quando estiver difícil permanecer e os pensamentos de divórcio, abandono e traição passarem por sua mente tente ver Deus nesta pessoa. Tente enxergar o agir de Deus em sua vida e não desista. Se você conseguir ver Deus você entenderá o seu próximo. Quando Rute viu que Deus é quem havia tirado tudo de Noemi ela viu que em seu lugar, também estaria amarga e entendeu que o que ela mais precisava neste momento era de lealdade.

Então, meu irmão, faça uma escolha hoje. Você quer ser Orfa ou Rute? Orfa fez o que era certo aos olhos humanos, foi amiga até onde lhe pareceu possível e foi embora quando tudo ficou difícil. Já Rute foi leal, pois abriu mão de sua própria vida para ser amiga no momento em que todos deixaram de sê-lo.

Você é Orfa ou Rute?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...