17 setembro 2012

Eternidade

"Vaidade de vaidades, diz o pregador tudo é vaidade." Eclesiastes 1:2
"Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento! " Eclesiastes 1:14



Você já teve a impressão de que tudo o que fazia era em vão? Ou como se nada neste mundo pudesse suprir alguma necessidade do seu coração? Os versículos que coloquei acima mostram que até o rei Salomão se sentiu assim. Salomão escreveu o livro de Eclesiastes quando já era velho, e o interessante é que ele era o tipo de pessoa que não se privava de nada, todos os prazeres, mulheres, comidas, luxos que alguém podia desfrutar naquela época Salomão teve. Ele descreve que se preocupou em empenhar-se no seu trabalho, no conhecimento, em novidades, em seus bens e nada disso trouxe algum sentido a sua vida.

Quando leio Salomão falando que tudo é vaidade imagino que um dia, depois de velho, ele olhou para tudo o que tinha e percebeu que nada daquilo valia alguma coisa. Tudo, absolutamente tudo é vaidade. É como correr atrás do vento.

De que nos adianta se esforçar tanto, ou se chatear, ou se alegrar em coisas vãs e passageiras? Mas você pode então me dizer: Então o que é que eu devo fazer? O que é capaz de preencher este vazio? O que é que vale realmente a pena?

No capítulo 3 de Eclesiastes no versículo 11 Salomão nos mostra algo maravilhoso: "...Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade..." Salomão mostrou algo que eu nunca havia notado, Jesus nem tinha vindo ou prometido a nós vida eterna, mas nós já nascemos ansiando, mesmo que inconscientemente, a eternidade. Salomão relata que nós podemos e devemos nos agradar nas nossas obras, nossa família etc, mas que ao morrermos, não levaremos nada disso.

Nós fomos feitos para a eternidade, e esse vazio, essa dor que sentimos é o anseio por aquilo pela qual nascemos para ser e pelo lugar para o qual nascemos. Nada neste mundo passageiro pode saciar a nossa sede pelo que é espiritual, eterno, isso transcende o espaço e o tempo. A eternidade não cabe nas nossas mentes.

Há um música antiga que cantamos nas igrejas que diz "Do céu tenho muitas saudades". Quando ouvi essa música compreendi o que é sentir saudades de algo que eu ainda nem mesmo provei. Como isso é possível? É possível somente se entendermos que Deus colocou em nós a esperança da sua glória, a esperança de que Ele virá e transformará o nosso corpo corruptível e as nossas noções medianas em algo que nós jamais experimentamos, porém já desejamos, porque nascemos para experimentar.

Por isso irmãos não se apegue as coisas terrenas, elas são passageiras e você não foi feito para isso. Não deixe que as coisas humanas encham o seu coração. Saiba que assim como Salomão teve tudo, você também pode ter mas de nada adiantará, porque a razão pela qual existimos ainda está por vir!

O que pode ser melhor do que a eternidade com Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...