22 outubro 2012

Em espírito e em verdade

"Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." João 4:19-24


Me chama muita atenção quando Jesus diz que importa que nós o adoremos em espírito e em verdade. É como se Ele quisesse frisar que isso é realmente importante.

O que Jesus quis dizer quando falou em "verdade"? Uma vez, pesquisando, descobri que as palavras "em verdade" no grego significavam "efetivamente" ou seja, de forma real, completa. Neste versículo Jesus mostra que não era errado adorar no monte, ou em Jerusalém, ou no templo etc. Entretanto, o local era irrelevante. Deus estipulou um local onde o povo se reuniria para adorá-lO, este local, assim como as profecias, os rituais judaicos, a circuncisão etc, eram um simbolismo do que havia de vir, estas coisas apontavam para Cristo. Uma vez que Cristo veio ao mundo todas estas coisas se tornaram incompletas, irrelevantes, porque a essência de tudo aquilo se tornou real. A lei é a sombra, Cristo é a substância!

Cristo veio não apenas para unir Deus aos homens, mas para o unir o céu a terra. O tabernáculo celeste, que é a presença do próprio Deus substituiu o tabernáculo terreno e corruptível. O símbolo disso é o véu do templo, que separava os homens de Deus e que foi rasgado de cima  baixo no momento da morte de Cristo, mostrando que através de Jesus temos acesso a Deus novamente, não por meio de amuletos ou rituais, mas acesso direto, na qual apenas o próprio Jesus é nosso mediador, nossa ligação com o Pai.

É por isso que Jesus afirmou a mulher samaritana que era chegada a hora de adorar, não no monte ou em Jerusalém, mas em espírito e em verdade, porque aquele que viria para materializar todas as promessas e todas as leis estava diante dela.

Nós, entretanto, muitas vezes insistimos em adorar como a mulher samaritana, usando rituais, amuletos, palavras "especiais", posições especiais etc. Não se engane, quando Cristo veio, ele anulou todo o poder destes "acessórios", seria desonrar a Deus se nos utilizássemos destas coisas para adorá-lO. Não pense que uma roupa de dança, ou um instrumento musical específico, sentimentalismo, repetições etc, serão mais atrativas a Deus. Todas estas coisas só querem dizer que, para nós, o sacrifício de Cristo não foi suficiente para nos unir a Deus e que precisamos usar de acessórios para que nossa adoração seja aceitável a Deus. O que torna a nossa adoração aceitável a Deus é o sacrifício de Cristo.

Importa que O adoremos em espírito e em verdade.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...