31 outubro 2012

Igreja reformada, sempre se reformando #reforma

O pastor e teólogo holandês Gisbertus Voetius (1589-1676) criou mais ou menos em 1618 a frase em latim “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est” que significa “Igreja Reformada está Sempre se Reformando”. Eu li muitos comentários sobre a frase, mas decidi fazer o meu próprio texto sobre ela.




Algumas pessoas traduzem essa frase erroneamente como "A igreja reformada está sempre mudando", como quem diz que a igreja está sempre se adaptando, sempre aceitando outros conceitos. Mas este não foi o sentido que o autor quis passar. Para entender isso basta olharmos para duas coisas simples, a inerrância das escrituras e a nossa depravação.

Em primeiro lugar, a palavra de Deus nunca muda, nem mesmo a sua interpretação ao longo dos anos. Não haverá nunca, em nenhuma hipótese, lugar para outros conceitos na bíblia. Se a reforma se baseia no "sola scriptura" (somente as escrituras) e as escrituras são imutáveis, obviamente não é a bíblia, ou a doutrina que muda.

Em segundo lugar, Voetius quis dizer com sua frase que devemos estar constantemente voltando ao evangelho. Como eu disse antes, nós somos pecadores, e é somente a graça de Deus que nos mantém no caminho correto. Temos que estar sempre nos reformando, sempre nos auto examinando, sempre voltando a sã doutrina para evitar que o nosso conceito humano das coisas tome conta de nós. Quantas vezes vemos pessoas que antigamente pregaram a palavra, compuseram canções abençoadas, e hoje em dia deram lugar ao mundanismo e a doutrinas erradas?

Para entender e aplicar a frase de Voetius precisamos entender que as escrituras nunca mudam, nunca erram e que nós, pelo contrário somos naturalmente inclinados a fazer o que é mal, por isso devemos estar sempre alertas, e sempre nos voltar para o evangelho. Quem se reforma não é a bíblia ou a doutrina, mas nós.

Procure reformar sua vida dia a dia. Se reconhecemos a bíblia como verdade absoluta, adotemos ela como parâmetro para todas as nossas atitudes, nossos conceitos. Reformar-se deve ser um ato diário e baseado em tudo o que a bíblia nos manda, pois o conhecimento das escrituras e a graça de Deus nos guardam de pecar. Seu casamento é reformado? Seus relacionamentos são reformados? Em sua profissão, você é reformado? Na criação de seus filhos, você é reformado? Em sua igreja, você é reformado?

Reformar nada mais é do que voltar ao evangelho, deixar suas práticas erradas e aderir os propósitos de Deus! É preciso ter humildade para negar o velho homem todos os dias e agarrar-se no evangelho da cruz. Façamos como Paulo adverte aos coríntios no momento da santa ceia, "examine-se o homem a si mesmo".

Reforma já! Mas primeiro, reforma em mim.

2 comentários:

  1. Aproveitamos a oportunidade para lhe convidar cordialmente a conhecer o Blog Oficial da Igreja Reformada Ministerial. Uma fé desafiadora, inovadora, surpreendente e atualizada – Clique no link a seguir: www.irm-reformada.blogspot.com - Divulgue para seus contatos e amigos nas Redes Sociais – Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Quero entender pois sou de igreja neopentecostal e quero ajuda por favor.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...