31 outubro 2012

Uso e Recomendo - Filme Lutero #reforma

Bom dia, irmãos!

Hoje é o último dia da nossa semana da #reforma. E a minha última dica é o Filme Lutero. Este filme conta a história de como Martinho Lutero iniciou a Reforma Protestante.


É muito interessante poder visualizar toda a história da Reforma de maneira bastante objetiva. Na minha opinião o filme mostra tudo o que é mais interessante saber e desperta a curiosidade para buscar mais.

O filme começa quando Lutero foi quase atingido por um raio e recebe isso como um chamado para aderir a vida monástica. Já no mosteiro, Lutero sente cada vez mais pesar sobre si seus pecados, passando horas orando e suplicando perdão a Deus. Ele via Deus como um carrasco pronto a nos castigar.

O ponto alto de sua indignação acontece quando ele vai a Roma visitar a sede da Igreja e se depara com situações onde a Igreja engava e extorquia cidadãos pobres dizendo vender entradas para o céu (indulgências), muitas heresias. Foi quando, ao voltar para a Alemanha, que Lutero resolveu se aprofundar nas escrituras e percebeu que todo o ensinamento egoísta da Igreja estava errado.

Mais tarde Lutero iniciou a Reforma com o ato ilustre de pregar na Porta da Catedral de Wittenberg as suas 95 teses protestando contra todas estas coisas erradas.

O filme ainda relata quando Lutero é convocado para a Dieta de Worms a fim de desmentir suas 95 teses, mas como ele não o fez, foi excomungado (expulso) da Igreja. essa é a minha parte predileta do filme, pois mostra o compromisso de Lutero com a verdade mesmo sob a pressão do Papa e do clero.

Podemos ver também quando Lutero traduziu a bíblia para o alemão, que antes era escrita somente em latim, quando conheceu sua esposa, a ex freira Catarina von Bora e como iniciou suas primeiras obras.

O filme é, sem dúvida, uma ótima opção, não somente para entretenimento cristão de qualidade mas também uma forma didática e prática de conhecer os pontos principais deste fato que mudou o mundo.

Onde comprar:
americanas.com    R$ 17,90
submarino.com     R$ 19,90

Você também pode assistir o filme inteiro pelo Youtube.com clicando aqui.


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...