Qual seria a diferença entre a lei e a Graça ?
A lei foi dada a Israel no monte Sinai através de Moisés, escrita em pedras. São dez mandamentos que o povo Judeu deveria seguir fielmente, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Esta lei sempre vinha precedida da expressão “ Não “ , como Não matarás, não roubarás, não adulterarás, não darás falso testemunho, não terás outro Deus diante de mim.
A lei foi escrita em pedra, e determinava o que o homem deveria fazer. O homem deveria ler a Lei, e guardar seu coração, para obedecer a Deus, deveria ter bons sentimentos, pois um coração mau, mesmo conhecendo a Lei de Deus poderia vir a desobedecê-la, mas a lei determinava que o homem deveria guardar seu coração, sua mente, para que nem ao menos pensasse. Caso passasse por sua mente um pensamento de desobedecer a Deus, um pensamento mau, um desejo perverso apenas e a Lei seria infringida.
Mas como fazer iss ? Como não desejar? Como não pensar? Como ter controle absoluto sobre os sentimentos, sobre o próprio coração? (Êxodo 20:17)
A graça, é a nova aliança de Deus com seus filhos. A palavra graça significa, “ favor imerecido ”. Deus viu, através da Lei, que o homem não seria capaz de guardar mandamentos, nenhum deles, pois não podia controlar seus sentimentos, sua mente, seu coração. Então Deus em sua infinita bondade, resolveu trazer a graça através de Seu Filho, Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Na Lei o homem teria que oferecer sacrifícios, na Graça Cristo se oferece como sacrifício pelo homem. A Lei foi escrita em pedra para o homem obedecer, na graça Deus escreve sua vontade no coração do homem, ou seja, determina os sentimentos do homem, dá-lhe um novo coração, inclinado a obedecer a Deus. (Jeremias 31:31-34)
A nova aliança, a graça divina, escrita não em pedras para o homem obedecer, mas no coração homem, que já determina as emoções do homem, já inclina o homem a obedecer a Deus. O homem não precisar gerar desejos bons, em seu coração, não precisa gerar pensamentos bons em sua mente, pois a palavra de Deus escrita no coração do homem, na mente humana, já por si mesma gera bons sentimentos, gera bons pensamentos, que os guia, os capacitando a guardar a vontade de Deus.(Ezequiel 36:26)
O coração de pedra que não podia agradar a Deus foi tirado, e em seu lugar Deus nos dá um novo coração, um coração guiado por Deus, submisso a Deus, um novo espírito, um espírito regenerado que guia o homem para a vontade divina.
Mesmo em nossos dias é impossível agradar a Deus através da Lei escrita em pedra ou em papel, o homem somente irá obedecer a Deus, se pela graça for salvo, não por obediência humana, não por obras humanas, mas pela graça, pelo favor imerecido de Deus. A lei escrita em pedra ou em papel não poderá jamais gerar bons desejos no homem, bons pensamentos no homem, mas quando Deus nos dá um novo coração, e escreve nesse coração a sua vontade, obedecemos a Deus não por ordem “ não farás ” , mas por prazer, pela vontade que Deus colocou em nós inclinada para o bem. (Efésios 2:8-9)
É melhor ter a a vontade divina escrita em nosso coração, do que a Lei escrita na pedra ou no papel.
Pastor Edson
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fake News
Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...
-
"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até qu...
-
Boa tarde irmãos! Vamos meditar na palavra de Deus juntos? "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo...
-
No culto de domingo o Pastor Edson pregou em nossa igreja a respeito do livro de Rute . Isso me motivou a escrever aqui 6 lições que obs...
Oh que bela postagem, mas sinto muito ter que discordar de você!
ResponderExcluirNão sei seu nível de conhecimento bíblico, mas valiando seu post, você não usufrui de tal privilégio. Lhe convindo a estudar mais a Palavra de Deus minha Jovem, por que Julgais ter nela a vida eterna! João 5:39
Vamos lá. Você que defende a teoria de que só a graça salva, siga meu raciocínio e me responda se for capaz: "GRAÇA veio através da morte de Jesus, ou seja SACRIFÍCIO. Mas Sacrifício pelo o que? Pelo nossos PECADOS!
Ora e o que é PECADO? Pecado é a transgressão da LEI! (1 joão 3:4) Ah mas a LEI não existe... foi abolida. Logo se não há mais LEI também não há PECADOS, e se não há PECADOS, Jesus morreu em vão. Sim porque sem pecados (que é a transgressão da lei) não há o porque de existir REDENÇÃO!
Viu que quando você fala que a lei não existe mais você torna o sacrifício de Cristo por nós na cruz, nulo?! Que Deus lhe abençoe em conhecimento e paz minha jovem. Querendo falar comigo a respeito deste tema terei o maior prazer de nos aprofundar-mos no assim diz o SENHOR. Contate-me!
Abraços
kahemiroyaku@gmail.com