29 outubro 2012

Lei e graça

Qual seria a diferença entre a lei e a Graça ?


A lei foi dada a Israel no monte Sinai através de Moisés, escrita em pedras. São dez mandamentos que o povo Judeu deveria seguir fielmente, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda. Esta lei sempre vinha precedida da expressão “ Não “ , como Não matarás, não roubarás, não adulterarás, não darás falso testemunho, não terás outro Deus diante de mim.

A lei foi escrita em pedra, e determinava o que o homem deveria fazer. O homem deveria ler a Lei, e guardar seu coração, para obedecer a Deus, deveria ter bons sentimentos, pois um coração mau, mesmo conhecendo a Lei de Deus poderia vir a desobedecê-la, mas a lei determinava que o homem deveria guardar seu coração, sua mente, para que nem ao menos pensasse. Caso passasse por sua mente um pensamento de desobedecer a Deus, um pensamento mau, um desejo perverso apenas e a Lei seria infringida.

Mas como fazer iss ? Como não desejar? Como não pensar? Como ter controle absoluto sobre os sentimentos, sobre o próprio coração? (Êxodo 20:17)

A graça, é a nova aliança de Deus com seus filhos. A palavra graça significa, “ favor imerecido ”. Deus viu, através da Lei, que o homem não seria capaz de guardar mandamentos, nenhum deles, pois não podia controlar seus sentimentos, sua mente, seu coração. Então Deus em sua infinita bondade, resolveu trazer a graça através de Seu Filho, Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Na Lei o homem teria que oferecer sacrifícios, na Graça Cristo se oferece como sacrifício pelo homem. A Lei foi escrita em pedra para o homem obedecer, na graça Deus escreve sua vontade no coração do homem, ou seja, determina os sentimentos do homem, dá-lhe um novo coração, inclinado a obedecer a Deus. (Jeremias 31:31-34)

A nova aliança, a graça divina, escrita não em pedras para o homem obedecer, mas no coração homem, que já determina as emoções do homem, já inclina o homem a obedecer a Deus. O homem não precisar gerar desejos bons, em seu coração, não precisa gerar pensamentos bons em sua mente, pois a palavra de Deus escrita no coração do homem, na mente humana, já por si mesma gera bons sentimentos, gera bons pensamentos, que os guia, os capacitando a guardar a vontade de Deus.(Ezequiel 36:26)

O coração de pedra que não podia agradar a Deus foi tirado, e em seu lugar Deus nos dá um novo coração, um coração guiado por Deus, submisso a Deus, um novo espírito, um espírito regenerado que guia o homem para a vontade divina.

Mesmo em nossos dias é impossível agradar a Deus através da Lei escrita em pedra ou em papel, o homem somente irá obedecer a Deus, se pela graça for salvo, não por obediência humana, não por obras humanas, mas pela graça, pelo favor imerecido de Deus. A lei escrita em pedra ou em papel não poderá jamais gerar bons desejos no homem, bons pensamentos no homem, mas quando Deus nos dá um novo coração, e escreve nesse coração a sua vontade, obedecemos a Deus não por ordem “ não farás ” , mas por prazer, pela vontade que Deus colocou em nós inclinada para o bem. (Efésios 2:8-9)

É melhor ter a a vontade divina escrita em nosso coração, do que a Lei escrita na pedra ou no papel.

Pastor Edson

Um comentário:

  1. Oh que bela postagem, mas sinto muito ter que discordar de você!
    Não sei seu nível de conhecimento bíblico, mas valiando seu post, você não usufrui de tal privilégio. Lhe convindo a estudar mais a Palavra de Deus minha Jovem, por que Julgais ter nela a vida eterna! João 5:39
    Vamos lá. Você que defende a teoria de que só a graça salva, siga meu raciocínio e me responda se for capaz: "GRAÇA veio através da morte de Jesus, ou seja SACRIFÍCIO. Mas Sacrifício pelo o que? Pelo nossos PECADOS!
    Ora e o que é PECADO? Pecado é a transgressão da LEI! (1 joão 3:4) Ah mas a LEI não existe... foi abolida. Logo se não há mais LEI também não há PECADOS, e se não há PECADOS, Jesus morreu em vão. Sim porque sem pecados (que é a transgressão da lei) não há o porque de existir REDENÇÃO!
    Viu que quando você fala que a lei não existe mais você torna o sacrifício de Cristo por nós na cruz, nulo?! Que Deus lhe abençoe em conhecimento e paz minha jovem. Querendo falar comigo a respeito deste tema terei o maior prazer de nos aprofundar-mos no assim diz o SENHOR. Contate-me!
    Abraços
    kahemiroyaku@gmail.com

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...