26 outubro 2012

Os 5 solas

Bom dia, irmãos!

Vocês devem ter percebido que estamos nos preocupando em primeiro explicar bem o que é a Reforma Protestante e o que ela prega, para depois postar textos que falem sobre os temas que a Reforma abordava, pois queremos que todos entendam primeiramente do que se trata. Por isso hoje falaremos sobre "os 5 solas". Veja só:



Depois que a Igreja foi "reformada" notou-se uma preocupação em redigir uma declaração de fé, algo que dissesse no que estes novos cristãos acreditariam. Daí nasceram várias confissões de fé, porém a mais pratica e objetiva é a dos "5 solas".

"Sola" em latim significa "somente". Neste caso a tradução seria algo como "Os 5 somentes".

1. Sola Gratia - Só a graça
Como já comentamos em outros posts, naquela época cria-se que a salvação era por meio de obras, sacrifícios que o povo fazia, como subir as escadas do templo de joelhos, rezar o terço diversas vezes ou doar dinheiro a igreja. Mas os cristãos reformados criam que a salvação era somente através da graça de Deus. (Ef. 2:8-9) Nosso pecado era demasiadamente grande e por estarmos mortos em nossos pecados jamais chegaríamos a Deus, nem mesmo aquele que fizesse as melhores ações na terra, porque nós eramos infinitamente pecadores e Deus, infinitamente santo. A única coisa que pode nos salvar é a graça, é se o Deus santo escolhesse purificar pecadores e salvá-los. (Ef. 2:5) Por isso não somos salvos pelo que fazemos, mas pelo que Deus fez!

2. Sola Fide - Só a fé
Como uma continuação do "Sola gratia", o "Sola fide" declara que somos salvos pela graça, somente através da fé. Então você pode dizer: "Então depende de mim, da minha fé", mas isso não é verdade, porque até a fé é um dom de Deus (Ef. 2:8). Para ser salvo é necessário crer em Deus, para crer é preciso ter fé, e a fé é algo que só o próprio Deus pode nos dar. Isso não significa que não podemos fazer boas obras, mas é necessário entender que não fazemos boas obras para sermos salvos, mas fazemos boas obras porque fomos salvos. As obras são somente uma forma de servir ao Deus que nos salvou. (Jn 2:9) Ou seja, a graça é derramada em nossas vidas para nos salvar e o único meio para que isso ocorra é a fé! (Rm 11:6)

3. Sola Scriptura - Só as escrituras
Na época medieval o povo era proibido de ler a bíblia, e mesmo que tivessem acesso a ela não podiam entendê-la porque era toda escrita em latim, bem como as missas, que eram pregadas neste mesmo idioma. Dessa forma as pessoas não conseguiam entender a bíblia e eram facilmente enganadas. Outro fator era que tudo o que o Papa dizia se tornava lei, desta forma ele usava a bíblia para cumprir seus interesses. Mas os reformadores vieram com a  ideia de que a bíblia é a palavra de Deus, e todos devem ter acesso a ela, não somente o clero, pois como seriam livres se não conhecem a bíblia? (Jo. 8:32) Para isso foi empenhado muito tempo a fim de traduzir a bíblia para diversos idiomas. Junto com isso, os reformadores defendiam que somente a bíblia deveria ser padrão para nossa fé e nossa conduta, e não o que o papa ou qualquer outro homem disser.

4. Solo Christus - Só Cristo
Nesta parte, os protestantes afirmavam que Cristo é o único e suficiente salvador, Ele é o único mediador entre nós e Deus e somente através de Seu sacrifício é que obtemos salvação, purificação de nossos pecados e vida eterna com Deus. Somente o sacrifício de Cristo foi suficiente para nos fazer aceitáveis a Deus. E que seja considerado herege aquele que pregar que a salvação vem de outra fonte ou através de outro, além de Jesus.(Rm. 5:1)

5. Soli deo gloria - Somente a Ele a glória
Não deve ser dada glória a pastores, papas, padres etc, mas somente a Deus! Não devem haver imagens para as quais faremos promessas, mas somente a Deus. Somente a Deus se deve o mérito da salvação, não somos salvos porque somos bons ou porque fizemos boas obras, mas porque Ele escolheu nos dar a sua graça e nos tirar do pecado.Seja a Ele toda a glória! (Rm. 11:36Ef. 3:21)

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...