24 outubro 2012

Uso e Recomendo - Livro Cartas de Calvino #reforma

Bom dia, irmãos!

Pra começar a nossa semana especial da Reforma Protestante resolvi falar de um dos maiores reformadores da igreja, notável teólogo, estudante incansável das escrituras, pastor dedicado: João Calvino. Calvino é o autor de um dos livros, ou melhor, série de livros, mais importante da história da igreja: As Institutas.

Porém, para alguém que conhece pouco da bíblia ou está começando na jornada cristã as Institutas são livros muito grandes e com um vocabulário bastante exigente, por isso quis recomendar algo mais prático, o livro "Cartas de Calvino".


Este livro, como o próprio nome diz, traz uma seleção de cartas que Calvino enviou a reis, príncipes, outros reformadores amigos, pessoas do povo etc. Dentre os destinatários destacam-se Guilherme Farel e Philipp Melanchthon, reformadores junto com Calvino e 5 jovens presos em Lyon, na França, esperando seu martírio por causa da obra de Cristo. Mas, na minha opinião, a carta mais bonita é a que Calvino escreve para Martinho Lutero, grande iniciador da Reforma, submetendo a ele seus escritos e toda a sua vida, chegando a chamar Lutero de pai. O mais triste é que a carta nunca chegou ao seu destino.

O interessante do livro é conhecer um pouco da pessoa de Calvino, suas preocupações, suas obras, suas alegrias, dificuldades e até mesmo sobre a morte precoce de seu único filho legítimo e de sua esposa. No decorrer da leitura do livro podemos conhecer um Calvino complementar àquele que aparece em seus textos tão profundos, percebemos o quão enfermo e só era e a sua devoção constante e ininterrupta pela obra de Deus. Apesar de humilde, o Calvino dos livros era ousado e impetuoso, enquanto o Calvino das cartas era carente, manso e, mais uma vez, humilde.

Como grande escritor que era, até mesmo em suas cartas, Calvino tinha o dom de nos fazer sentir o que ele sentia, imaginar sua situação, os locais e as pessoas. Apesar de ser composto totalmente por cartas, o livro não é de forma nenhuma cansativo ou apenas descritivo, mas envolvente e inspirador.

O livro foi lançado em comemoração aos 500 anos do nascimento deste grande servo de Deus e com certeza é uma ótima opção para quem ainda não teve coragem pra ler livros maiores como "As Institutas" ou gostaria de conhecer mais sobre Calvino por suas próprias palavras.


Onde comprar:
Editora Cultura Cristã  R$ 46,00


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...