23 novembro 2012

Remédio para o medo

"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?" Salmos 27:1


Medo. Quem nunca teve? Quando somos crianças temos medo do escuro, de ficarmos sozinhos, de animais ou insetos, etc. Mas se tem uma coisa que sempre nos acalmava era estar com os nossos pais.

Conforme crescemos os medos mudam: medo das dívidas, medo da solidão, medo de nunca ser ninguém, medo de ser traído, medo do desemprego etc. E muitas vezes não conseguimos encontrar em lugar nenhum o porto seguro que encontrávamos em nossos pais na infância.

O salmista, porém, declara sua confiança em Deus no momento do medo. Não é possível afirmar com certeza, mas há grande possibilidade de este salmo ter sido escrito quando Davi fugia de Saul que procurava matá-lo.

O interessante é que não encontramos neste texto palavras de medo ou de angústia, pelo contrário, há um tom de certeza, segurança, intrepidez. Em nenhum momento Davi expressa medo de seus adversários, mas sempre confiança em Deus!

Se Deus está conosco a quem devemos temer? Se Ele já conhece o amanhã, por que temê-lo? Se Ele mesmo cria a dor e os problemas a fim de cuidar de nós, podemos ter a certeza de que no fim a Sua vontade prevalecerá, e a Sua vontade é boa, perfeita e agradável a nós! (Romanos 12:2)

O salmista diz que o Senhor é a sua luz. A luz é o que nos guia, é o que nos direciona, ou seja, não precisamos temer o amanhã, Deus nos guiará até lá. Diz ainda que o Senhor é a sua salvação, ou seja, não precisamos temer o inferno ou os nossos pecados, Jesus já nos salvou. E por fim, o Senhor é a força da vida, ou seja, Deus nos dá forças para enfrentar os problemas. Ele jamais nos coloca em situações as quais não podemos suportar, mas junto com os problemas nos dá força para escapar. (I Coríntios 10:13)

Portanto, irmãos, não tenha medo! O remédio para curar o medo é a confiança em Deus. Uma vez que sabemos que é Ele quem providencia e cuida de tudo por nós como teremos medo. Todo o medo se vai ao entender que aquele que é todo poderoso é conosco.

A quem temerei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...