19 novembro 2012

Uma lição de graça 1/4

A paz do Senhor, irmãos!

Ontem tivemos uma mensagem muito maravilhosa em nossa igreja a respeito de graça. E como a série de mensagens sobre a Armadura de Deus fez o maior sucesso por aqui resolvemos dividir essa mensagem em quatro posts. Hoje vamos postar a primeira parte, amanhã a segunda e assim por diante. espero que gostem!




UMA LIÇÃO DE GRAÇA
Lc 14:12 a 24


Graça, favor imerecido, isto acontece quando uma pessoa recebe algo que não merece e não tem como recompensar, e por ser algo tão grande, tão maravilhoso, se sente feliz, amado, porém, não há como recompensar, não há como retribuir tamanho presente, tamanho favor. Assim acontece conosco, quando somos tocados pelo Espírito Santo e recebemos a graça, vivemos uma vida feliz e satisfeita, e não há nada que possamos fazer para compensar a Deus por sua graça a nós oferecida.



O que é graça ?

Aqui Jesus conta uma parábola para demonstrar o que é Graça, como Deus oferece a graça aos pecadores perdidos, e como é impossível falar de Graça com pessoas que acham que merecem a salvação, ou que podem pagar, ou fazer algo para retribuir ao favor divino.


a) Não é oferecer a quem pode retribuir Vs 12
Jesus nos diz que quando formos oferecer um jantar ou uma ceia, para não convidarmos os amigos, os parentes, nem pessoas ricas, pois estes iriam querer retribuir o favor,  pois se sentiriam em dívida para conosco. Da mesma forma acontece na salvação. As pessoas que ainda não sabem o que é graça, vivem querendo fazer boas obras, para merecerem o amor de Deus a eles oferecido, e levam uma vida de reclusão, não fazendo isso ou aquilo, não porque não gostam, mas sim, para tentar merecer a graça divina. Creio sim que uma pessoa tocada pela graça divina é transformada, e esta pessoa vive uma vida feliz, não pecando, entregue a vícios, e maldades, mas não faz isso porque quer merecer a graça divina, mas porque ama obedecer a Deus. A graça divina, não pode ser retribuída, não pode ser paga, não faz do pecador um devedor para com Deus, e sim, uma pessoa amada por Deus.


b) Não é oferecer a pessoas de um grupo especial.
Este texto diz que não devemos oferecer a parentes, pois isso não é graça. Se Deus oferece Seu amor apenas a judeus, poderiam dizer que isto não é graça, pois Jesus era judeu. Então Deus oferece Seu amor, Sua graça, a pessoas de várias línguas, povos e nações, para mostrar Seu imenso amor,  capaz de trazer para Sí uma multidão inumerável de pecadores.


c) É oferecer sem querer retribuição.
Neste texto bíblico Jesus ensina que a graça deve ser oferecida sem querer nada em troca, sem esperar retribuição. Por isso é oferecida a pecadores, a pessoas pobres, aleijados, os coxos, os cegos, pois estes jamais iriam sequer tentar retribuir o favor recebido. Da mesma forma, Deus não esperava que nós, pecadores, retribuíssemos seu amor.


d) É oferecer a quem não pode retribuir Vs 13
Quando se oferece algo a alguém que você sabe que não poderá retribuir, você já não espera recompensa, você já sabe que não receberá nada em troca. Mas pelo simples fato de ter oferecido amor, já se sente feliz. Assim Deus, quando nos oferece seu amor, sabendo que somos pecadores, sabendo que não merecemos, e sabendo que nada temos a oferecer em troca, já esta feliz, pois sabe que nos salvou, nos tirou do pecado por sua ação. Deus não espera que retribuamos o favor, Deus não espera receber nada em troca, isto se chama Graça.


Amanhã postaremos a segunda parte desta mensagem!
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...