07 dezembro 2012

A oração como Jesus ensinou

Em Mateus 6:9-13 jesus nos dá um modelo de oração. Comparando este modelo com as orações que fazemos nos dias de hoje podemos ver quão erradas tem sido as nossas preces. A palavra de Deus fala que muitas vezes não somos atendidos porque pedimos mal e que as nossas orações muitas vezes são cheias de repetições e egoísmo. Por isso fizemos este post comentando a oração mais famosa da bíblia. Precisamos seguir o exemplo de Cristo!




Pai nosso,
Nosso. Não pai de Jesus, pai nosso. Através de Cristo fomos feitos filhos de Deus, e co-herdeiros com Cristo. Fomos adotados por Ele, e temos o direito de chamá-lo de Pai. Podemos portanto, orar sabendo que Deus não nos ouve apenas como servos ou como bastardos, mas nos ouve como filhos, e graças ao sacrifício de Cristo que faz a nossa oração aceitável a Deus, somos atendidos de acordo com a Sua gloriosa vontade.


que estás nos céus,
Declaração de quão elevado, quão soberano é o nosso Deus. Isso é crucial: reconhecer a magnitude de Deus, ou seja, independente da resposta da minha oração, se for sim ou não, preciso ter consciência de que ele é quem está no céu, não eu; Ele é quem tem o conhecimento de todas as coisas, não eu. Os pensamentos do Senhor são mais altos do que os nossos e mesmo que a nossa humilde oração não seja atendida podemos ter a certeza de que Ele não a atendeu devido a Sua sabedoria em conceder-nos apenas o que lhe aprouve, aquilo que é o melhor.
Além disso, esta frase declara que podemos ter a certeza de que Ele é poderoso para agir, para fazer infinitamente mais do que possamos pedir ou pensar. Isso é exaltação a Deus.


santificado seja o teu nome;
Mais uma vez Jesus ressalta um dos atributos de Deus a santidade, nos advertindo a entender quão grande Ele é comparado a nossa pequenez. Santificar significa tornar santo, não que venhamos a tornar o nome de Deus santo, porque ele já é, mas algo como "que o teu nome seja exaltado, seja bendito", esta é uma forma de exaltação.


Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
Aqui, antes de pedir qualquer coisa, Jesus nos ensina a colocar a vontade de Deus acima da nossa, seja em coisas terrenas ou em coisas espirituais. É muito necessário que aprendamos a reconhecer sinceramente que a vontade de Deus é mais alta e mais perfeita que a nossa, este é um dos pilares da oração.


O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
Aqui Jesus nos dá um exemplo do que devemos pedir, não por luxo, por coisas desnecessárias, mas apenas para o crucial. Não que Deus não possa nos dar algo maior, mas para que nos eduquemos a orar não para pedir, mas para manter um relacionamento com Ele e para que aprendermos a ser menos materialistas.
Além disso, aqui Jesus nos ensina a reconhecer que é Deus quem nos dá todas as coisas é o próprio Deus, Ele nos ensina a admitir nossa dependência Dele.


E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Neste momento Jesus não quis dizer que nós somos devedores perante Deus, pois Cristo já pagou a dívida que nos era contrária. Na verdade Jesus quis nos ensinar a nos arrepender e a confessar nosso pecado. isso glorifica a Deus e nos mantém humildes e gratos. Precisamos estar constantemente maravilhados com a Sua graça.
Jesus também cita que nós perdoamos a quem nos tem ofendido, nos lembrando do perdão e comunhão que devemos ter com nossos irmãos, e até com aqueles que nem ao menos conhecem a Cristo. Se deus foi capaz de nos perdoar sendo nós terrivelmente pecadores, que Deus nos ensine a perdoar também aqueles que nos fazem mal.


E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal;
Somos pecadores e se Deus não nos guardar certamente cairemos em tentação e pecaremos contra Ele. Jesus nos ensina a pedir constantemente graça a Deus para que nos livre de pecar e de cair. Lutar contra pessoas é fácil, difícil é lutar contra si mesmo, contra seus próprios impulsos. Só Deus pode mudar o coração do homem e somente a ele devemos a benção de estarmos firmes a cada dia.


porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
Mais uma vez, tudo é Dele, toda honra deve ser dada a Ele! Amém significa "que assim seja", portanto, que em minha e em sua vida possamos declarar sempre que toda glória e toda honra é Dele. Que não nos esqueçamos de que tudo é Dele, e que eu jamais queira a glória para mim, para minhas próprias mãos. somente a Ele a glória e que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...