Hoje em dia não há mais predileção de filhos de uma forma tão explícita, mas na época bíblica era comum que o filho mais velho fosse mais querido e tivesse direito a mais bençãos, regalias e benefícios. De todos os filhos, o primogênito era o mais importante, o mais beneficiado, o mais querido. Esta era uma tradição de extrema importância naquela época, algo irrevogável.Imagine então, o tamanho do erro de Esaú. Como ele pôde trocar uma das coisas mais importantes por um prato de comida?
Algumas pessoas replicam a minha pergunta com o versículo 32 "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito?", ou seja, Esaú não estava apenas com fome, ele estava literalmente morrendo de fome. Isso me faz perguntar: até que ponto a primogenitura dele era importante? E a nós, até que ponto sua vida com Deus é importante?
Nos foi dado o maior dos privilégios, de sermos chamados filhos de Deus. Antes éramos como simples pecadores, mas em Cristo Jesus recebemos o poder de sermos chamados filhos de Deus (I Jo 3:1). E muitas vezes rejeitamos este benefício por muito menos do que uma questão de vida ou morte. O prato de lentilhas representa tudo o que nós colocamos a frente da nossa vida com Deus: nosso emprego, nosso ministério, nossa família, nossos sonhos etc. Assim como o prato de lentilhas, tudo isso é importante e necessário para que possamos sobreviver. Mas se você abriria mão de Deus por qualquer uma destas coisas, precisa rever seus conceitos.
Esaú poderia ter ido a sua mãe e ela com certeza lhe daria de comer, ele poderia pedir isso a qualquer um dos seus servos, mas naquele momento ele julgou que comer seria mais importante e talvez ele tenha pensado que Jacó não levaria esta conversa a sério. Mas nós precisamos levar a sério o que Jesus fez por nós e nossa salvação, precisamos parar de agir como se isso não significasse nada, como se no momento difícil isso não tivesse valor. Pelo contrário, é nestes momentos que devemos fazer valer o sacrifício de Cristo. Todos os dias se colocará na sua frente um banquete atrativo para os olhos, a auto suficiência, o ego, a procrastinação, a preguiça, o orgulho, mas precisamos saber o que é mais importante.
Não abra mão daquilo que Jesus conquistou para você, não faça disso algo banal. Jamais negue o seu posto de filho, não importa o que estiver a sua frente, resista, não troque o terreno e limitado pelo que é divino e eterno.
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário