03 dezembro 2012

Confiando na soberania de Deus - Salmo 139


Este salmo maravilhoso, escrito por Davi, nos mostra a segurança que temos no Deus em que confiamos, e que quando o conhecemos, como Davi conheceu, podemos ter uma vida melhor, sem ansiedade, sem maiores preocupações, pois este Salmo mostra a soberania de Deus, seu controle, seu conhecimento, e ter este conhecimento, certamente nos traz paz.


1. A onisciência de Deus - Deus sabe tudo

Ele sabe de tudo o que pensamos, fazemos e falamos. Deus sabe de tudo que já aconteceu, que esta acontecendo e que ainda vai acontecer. Deus penetra todo os meus pensamentos, tudo aquilo que ainda nem falei, Ele já sabe. (verso 2) Deus conhece cada movimento nosso, quando me assento, ou quando me levanto, esta a todo momento a saber de tudo que acontece, não apenas comigo, mas com cada ser humano, cada pessoa, cada uma de suas criações, como o oceano, as plantas, os animais, e os planetas, o universo infinito. (verso 3)
Ele também sabe de todas as minhas palavras antes mesmo que cheguem a minha boca. (verso 4)


2. A onipresença de Deus – Esta em todo lugar

Deus é onipresente, esta em todo lugar ao mesmo tempo, o salmista diz, para onde me ausentarei do seu Espírito. Para onde fugirei da Tua face. Ele está no céu,(verso 7), no mais profundo abismo (verso 8), nas profundezas do oceano. (versos 9-10), nas trevas e na luz (versos 11 e 12)


3. A onipotência de Deus – Deus tudo pode em nós e por nós


Não somos obras do acaso, não somos resultado do desejo de nossos pais, mas de um planejamento divino, (verso 13). Todos os nossos dias foram cuidadosamente determinados, Deus não apenas viu o que iria acontecer, mas determinou o que Ele queria que acontecesse (verso 16).
E agora, depois de declaramos toda a soberania de Deus, Deus quer nos mostrar que Ele é assim, para me abençoar, para me proteger, para me fazer feliz. Sua soberania nos traz paz. (versos 17 e 18)


4. O pedido de Davi

O salmista agora faz seu pedido, que deve ser o nosso.
Ele pede que se aparte dele os homens maus, isso porque não tem prazer na mentira, na maldade, ele aborrece o mal.(verso 17)
Davi também declara que odeia aqueles que odeiam a Deus, assim deve ser conosco. Não podemos partilhar de musicas que ofendem a Deus, amigos que zombam de Deus. (versos 20-22).
Depois Davi pede a Deus que sonde seu interior, seus sentimentos, desejos e veja se existe algo que desagrade a Deus e que tire isso do seu coração (verso 23). E por fim, Davi pede a Deus que o guie, que esteja na frente de cada uma de suas decisões, de cada momento de sua vida.


Só quem conhece o criado em sua soberania, sabe o que pedir, sabe tirar proveito deste conhecimento, e não pedir bobagens do dia a dia, e sim, algo que dure para a eternidade.

Pastor Edson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...