04 dezembro 2012

Em memória de mim - Ceia do Senhor

Bom dia!

No domingo passado participamos da Ceia do Senhor na Kairós, e este é com certeza um momento solene para nós. Eu fiquei muito pensativa a respeito do texto da Ceia. Lendo este texto resolvi escrever algo a respeito também.




A ceia do Senhor serve para 4 coisas:

1. "Fazei isso em memória de mim" - versículo 24

Quantas vezes nós vamos a igreja, cantamos, ouvimos a palavra, mas não nos lembramos uma vez se quer da cruz? Nós já ouvimos diversas mensagens sobre Davi e Golias, sobre Daniel na cova dos leões, Abrão e Isaque... mas ouvimos poco sobre pecado, ouvimos pouco sobre a salvação, ouvimos pouco sobre a cruz de Cristo. A verdade é que a bíblia toda aponta para cristo e Sua cruz. Não somente a Ceia, mas tudo em nossos cultos e em nossas vidas devem remeter a cruz. Mas a Santa ceia é como algo que Jesus deixou para que nós nunca fujamos do objetivo, ou para que não tenhamos desculpas para esquecer o que Cristo fez por nós, já que todas as vezes que ceamos, devemos nos lembrar de Cristo! A frase "em memória de mim" expressa tantas coisas, expressa o tamanho amor de Deus em deixar toda a sua majestade para morrer por pecadores, isso é algo que deve sempre nos acompanhar, a lembrança de Cristo!

2. "Examina-se pois, o homem, a si mesmo" - versículo 28

A Ceia também serve para que possamos nos lembrar de nossos pecados. Como eu disse antes, nós ouvimos sobre como vamos vencer, sobre como Deus nos ama, mas não ouvimos sobre pecado. Qual a última mensagem sobre arrependimento que você ouviu? Cear sem se arrepender é o mesmo que descansar na sombra da cruz enquanto Jesus agoniza. Não podemos abusar da graça, temos que nos lembrar constantemente do nosso pecado, pois somente quando soubermos quão pecadores nós somos seremos mais gratos a Ele, e o adoraremos com mais fervor. O amor de Deus nos constrange, isso é natural. Não beba indignamente, como Paulo diz no versículo 27, isso te faz culpado da morte de Cristo! Na verdade todos éramos culpados, mas pela graça deus nos perdoou. Mas sem se arrepender é como se você fizesse pouco caso do sacrifício de Cristo, é como se recusasse o que Ele fez por você. Arrependa-se! 

3. "...anunciais a morte do Senhor até que Ele venha" - versículo 26

Cada vez que ceamos podemos nos lembrar da sua promessa, de que Ele voltaria para nos buscar e passar a eternidade com Ele. Isso precisa ser lembrado por nós, pois uma vez que entendemos que estamos aqui nos preparando para a volta de Cristo, os problemas não nos afetam tanto, o dinheiro e o reconhecimento não nos seduzem, e nós podemos ter a certeza de que Ele cuidará de nós. Se Ele nos amou o suficiente a ponto de dar o seu próprio filho e ainda preparar o mais perfeito lar para nós, Ele não nos guardará até este dia?

4. "... esperai uns pelos outros" - versículo 33

A ceia também é símbolo de comunhão. Jesus diz que aquele que não comer ou beber não faz parte do corpo, ou seja, a Ceia é algo que só quem é do corpo deve fazer. Hoje em dia, por praticidade, na maioria das igrejas, cada um tem o seu copo de vinho e o seu pedaço de pão. Mas na época de Jesus, era apenas um copo e apenas um pão, os quais todos dividiam, mostrando que partilhamos do mesmo corpo, do mesmo sangue, da mesma fé, da mesma salvação. Na ceia, se o primeiro bebesse muito vinho da taça não sobraria o suficiente para o último. Por isso Paulo diz: "esperem uns pelos outros, não se desesperem" não há nenhum de nós que seja menos pecador, ou menos agraciado. 

Veja quantas lembranças devemos ter no momento da Ceia!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...