21 dezembro 2012

Entendendo o propósito de Deus


“Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque.” Gênesis 25:5



Durante toda a história da vida de Abraão vemos o seu crescimento na fé. No início ele não confiava em Deus. Mentiu que Sara era sua irmã (mesmo que fosse meia irmã, mas era principalmente sua esposa) temendo por sua vida, duvidou da promessa de Deus, tentou dar um jeitinho e teve um filho com a serva de Sara, Hagar, hesitou quando Sara pediu para mandar embora a serva e o filho Ismael, e assim por diante. Mas passo a passo o Senhor o ensinou a ter confiança, fazendo dele o homem conhecido como o pai da fé. Até que Abraão esteve pronto a entregar seu filho tão esperado por confiar em Deus.

No final de sua vida podemos perceber quão grande confiança e fé Abraão tinha em Deus. Somente depois de tudo o que passou, de todas as experiências que o Senhor lhe deu, Abraão pôde entender o plano de Deus. Antes ele não conseguia entender como Deus poderia concordar com Sara em mandar Ismael embora, pois o seu coração pesou em ouvir aquelas palavras de sua esposa, parecia ser uma atitude muito cruel para ele. Deus assegurou que cuidaria do menino por amor a Abraão, mas eu imagino que seu coração deve ter ficado pesado por alguns dias. Ver seu filho ir embora sem saber o que iria acontecer.

Mas no final de sua vida Abraão conseguiu entender o propósito de Deus. Podemos perceber isso no texto acima, de Gênesis 25.5. Após a morte de Sara, Abraão se casou novamente e teve outros filhos com uma concubina chamada Quetura. Mas a palavra de Deus diz que Abraão deu tudo o que tinha para Isaque. Abraão pôde compreender que Deus sempre desejou Isaque, antes que ele mesmo tivesse um desejo de ter filhos, Deus já havia planejado que Isaque seria o filho da promessa. Isso não significa que os outros filhos, tanto Ismael como os filhos da concubina, não estavam nos planos do Senhor, até porque eles se tornaram inimigos de Israel mais pra frente e nós sabemos que Deus tem controle de todas as coisas. Mas o plano de Deus era com Isaque, somente com ele. 

O coração de Abraão não pesou em dar tudo a Isaque. Isso significa mais do que dar a herança para apenas um filho. Ele ensinou Isaque nos caminhos do Senhor. Se preocupou em passar a fé e o conhecimento de Deus. Através de Isaque Deus dá continuidade à história de Israel.

Nós não iremos compreender quais são os planos de Deus para nossas vidas de um dia para o outro. Não vamos compreender o que Deus quer conosco com um passe de mágica. Deus vai nos ensinar primeiro a confiar Nele, sem entender nada. Isso mesmo, sem entender! (isso se chama confiança) e depois Ele te fará compreender tudo completamente a ponto de você amar a vontade de Dele!

Deus te abençoe!


Rebeca Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...