25 dezembro 2012

#retro2012 - As sagradas escrituras


Este foi de longe o post mais acessado do Blog no ano de 2012, representa mais de 10% do total de acessos. Isso me traz grande alegria porque fala da bíblia e da sua importância, o que quer dizer que cada vez mais as pessoas estão conhecendo a Palavra de Deus! Leia novamente este texto e relembre algumas verdades sobre a Bíblia!




Se existe um fato indiscutível sobre Deus é que precisamos conhecê-lo (Oséias 6:3), pois somente assim poderemos experimentar uma vida plena (Efésios 3:19). A partir do momento que começamos a buscar a Deus e a conhecê-lo aprendemos a não nos deixar abater com as tribulações, não nos frustrar quando nossos planos não se concretizam. Aprendemos a ter mais amor e compaixão e a viver em função do reino de Deus com a perspectiva da eternidade.

E como podemos conhecê-lo? Devemos buscá-lo orando e lendo a bíblia, que é o livro que o próprio Deus inspirou para que pudéssemos conhecer o ser de Deus, o seu plano de salvação e a sua vontade para nossas vidas. Somente a bíblia possui toda a verdade sobre Deus com grande credibilidade, não há como conhecer a Deus sem ler e examinar as escrituras (Sola Scriptura).

Por isso gostaria de mostrar para você uma introdução ao estudo da bíblia pra facilitar o seu entendimento, é muito útil que todos saibamos destes fatos e curiosidades.



Quando a bíblia foi escrita?
A bíblia foi escrita durante mais de 1600 anos. O último livro a ser escrito foi Apocalipse, por volta do ano 100d.C. pelo apóstolo João na ilha grega de Patmos.


Quem escreveu a bíblia?
A bíblia foi escrita por mais de 40 homens. Entretanto, apesar de a Bíblia ter sido escrita por homens, ela foi totalmente inspirada pelo Espírito Santo de Deus, de forma que todo o seu conteúdo representa a própria palavra de Deus.


Onde foi escrita a bíblia?
Foram três os continentes em que a bíblia foi escrita: a Ásia, a África e a Europa.


Em que idioma foi escrita a bíblia?
Foi escrita em três línguas: o hebraico, aramaico e o grego, que eram as línguas mais usadas naquela região naquela época.



DIVISÃO DA BIBLIA

A bíblia cristã protestante possui 66 livros ao todo, divididos entre Antigo e Novo Testamento. O Antigo Testamento possui 39 livros divididos em 5 categorias:

1- Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
2- Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
3- Livros Poéticos: Jó, salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
4- Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
5- Profetas Menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.


O Novo Testamento possui 27 livros divididos também em 5 categorias:

1- Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
2- Livro Histórico: Atos dos apóstolos
3- Cartas Paulinas: Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timoteo, Tito e Filemon.
4- Cartas Gerais: Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.
5- Livro Profético: Apocalipse.



VERSÕES

· A Septuaginta foi uma versão da bíblia traduzida do Hebraico para o Grego. Foi chamada dessa forma pois foi traduzida por 70 homens.

· A Vulgata foi a tradução para o latim por Jerônimo a pedido do Papa Dâmaso I.

· A versão King James foi uma tradução da bíblia para a língua inglesa, sob ordens do rei James I.



CÂNON BÍBLICO

É chamado Canon a reunião em que diversos escritos foram analisados com o intuito de decidir quais livros deveriam entrar na bíblia e, portanto, serem considerados inspirados por Deus. Canon significa régua, parâmetro, padrão.

Para os católicos a bíblia possui 73 livros, 7 a mais do que bíblia protestante. Para os protestantes estes livros não foram inspirados por Deus e são chamados apócrifos. Estes livros foram escritos num período entre o Antigo e o Novo Testamento.



CURIOSIDADES

· Entre o Antigo e o Novo Testamento houve um intervalo de 400 anos, denominados “Anos de silêncio”, pois nesse período Deus não revelou nada a ninguém.

· O homem que escreveu o maior número de livros foi o Apóstolo Paulo (Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timoteo, Tito, Filemon e possivelmente Hebreus).

· A bíblia é o livro mais traduzido do mundo, tendo exemplares em quase todos os idiomas.

· Foi João Ferreira de Almeida, uma importante figura do Movimento Protestante em Portugal, quem traduziu a bíblia para o português.

· A bíblia possui no total 1.189 capítulos e 31.102 versículos.




Para que você tenha acesso a Bíblia sagrada onde estiver, veja abaixo a versão online e para celular:

Acesse a Bíblia do seu computador: Biblia Online
Download Biblia para celular: iPhoneAndroidJava

Espero que este texto te inspire a buscar mais a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...