14 janeiro 2013

O ministério de Tíquico




“Ora, para que vós também possais saber como estou e o que estou fazendo, Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo; o qual vos envio para este mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele vos conforte o coração.”
Efésios 6:21-22

Estava lendo o capítulo 6 de Efésios, quando preparava o estudo do livro. E quando li estes dois versos, aparentemente sem valor algum, ou desprovidos de mensagem, Deus me falou algo muito forte. 

Conheço muitos cristãos que olham para si mesmos e não conseguem encontrar um ministério para atuar, eles pensam: “Mas eu não sei falar em público, não sei cantar, não toco nenhum instrumento e nem tenho dom para evangelizar. O que eu posso fazer pela obra de Deus?” E pensando assim, acabam não atuando em nenhum ministério e permanecem parados na Obra de Deus. Mas preste atenção no que Tíquico fazia no ministério de Paulo: “... para que vós também possais saber como estou e o que estou fazendo, Tíquico, irmão amado e fiel ministro no Senhor, vos informará de tudo;”. Paulo o enviou a igreja de Éfeso para os instruir sobre o que o apóstolo fazia, sobre o que ele pregava, para confortar aos irmãos. 

Que diferente, não é? Parece algo tão simples, falar do ministério de outra pessoa, do que ela faz e de como ela age. Mas o próprio apóstolo Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.”1 Coríntios 11:1. Ele entendeu que o maior exemplo que poderia usar era o seu, o modo como vivia, as suas atitudes e sendo assim, essas pessoas também estariam falando do evangelho, ao cuidarem das igrejas que Paulo abria falando do exemplo do próprio Paulo. 

É interessante que o apóstolo Paulo chama Tiquico de ministro do Senhor e sendo assim, nós mesmos, podemos nos denominar ministros do Evangelho e do Senhor ao conversarmos com nossos amigos, vizinhos, parentes, sobre o que Paulo fazia, sobre como Davi agia, como os profetas viveram e sobre a vida de Jesus aqui na Terra. Muitas vezes nós achamos que fazer a obra de Deus só é fazer algo dentro da igreja ou para a igreja, mas evangelizar é simplesmente falar do evangelho, o que pode ser uma conversa informal, ou um jantar etc. 

Se até hoje você deixou de participar de algum ministério na igreja porque não se encaixava, ou porque tinha vergonha de falar em público, hoje você pode fazer parte do ministério de Tiquico, que é o mesmo dos discípulos de Jesus, da mulher samaritana e de muitos outros citados na bíblia: falar do evangelho e de como viveram os homens e mulheres de Deus, além do próprio Deus em forma de homem, Jesus. 

Fiquem com Deus e falem Dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...