05 fevereiro 2013

Como vencer o mal?

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade; Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. " Romanos 12:10-21



Nessa parte do livro de romanos, o apóstolo Paulo nos dá um pequeno guia de como viver de forma cristã, e qualquer diferença com a maneira que nós pensamos ser correta não é mera coincidência. Lendo este texto eu percebi o quanto os conceitos que aprendemos desde crianças são diferentes do que o que a bíblia diz. Isso só me fez pensar que a razão humana pode pensar que a bíblia é loucura, mas nós podemos enxergar nela uma maneira tão saudável e agradável de viver. A chave para viver dessa forma é abrir mão de si mesmo.

O nosso lado humano é aquele que não leva desaforo pra casa, que quer fazer justiça com as próprias mãos, que precisa pensar em si (se eu não cuidar de mim, quem vai cuidar?), que precisa sonhar para poder alcançar. Mas Paulo diz o oposto de tudo isso. Se o mundo diz que você deve pensar em você primeiro, a bíblia diz "preferindo-vos em honra uns aos outros". Se costumamos ouvir que temos que amar somente quem nos ama, Deus nos diz "abençoai os que vos perseguem". Se dizem que você precisa sonhar alto ou não vai conseguir nada na vida, Paulo diz "não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes". Para cada "trato bem só quem me trata bem", Deus fala "a ninguém torneis mal por mal". Cada vez que te disserem "vá e faça, pois ninguém vai fazer por você", o Senhor te diz "Não vos vingueis a vós mesmos... Minha é a vingança; eu recompensarei".

Para vencer o mal precisamos estar em constante luta contra nós mesmos, pois na maioria das vezes a estratégia do diabo é colocar em nossos corações sentimentos e atitudes contrárias a palavra de Deus, tão sorrateiramente que nós nem ao menos percebemos. Precisamos deixar de lutar com as nossas próprias armas: orgulho, auto suficiência, insensibilidade; e começar a usar as armas de Deus: amizade, empatia, delicadeza, humildade. Vá na contra mão do mundo! Só dessa forma poderemos cumprir o último versículo, não deixar o mal vencer, mas vencê-lo com o bem!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...