20 fevereiro 2013

Não nos cansemos do bem

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." 



Eu vejo com frequência cristãos cansados, exaustos. Com frequência ouvimos  exclamações parecidas com "Não estou ganhando nada por ser bom" ou "Eu tento ajudar os outros e só me dou mal". As pessoas se cansaram de fazer o bem. Existem poucos momentos tão tristes quanto aqueles em desistimos de fazer o bem. Acontece que este bem que fazemos não vem de nós, mas do Espírito agindo em nós, pois sem Ele nada poderíamos fazer de bom. Quando nos cansamos de fazer o bem significa que nos cansamos de ouvir o Espírito, de fazer o que Ele nos manda ou que talvez todos os nossos atos bons tenham sido movidos por orgulho e auto apreciação, e não pela vontade de ver o bem. 

A nossa comunhão com o Espírito é que nos faz ansiar pelo bem, porque quanto mais longe do Espírito mais próximos estaremos de nós mesmos, e quanto mais próximos de nós mesmos piores seremos. Portanto a nossa insistência em praticar o bem vem da comunhão que temos com Deus, pois o Espírito é quem nos convence do nosso pecado e coloca em nós o desejo de praticar o bem, de forma que se nos cansarmos de fazer o bem é porque estamos longe do Espírito e a nossa comunhão com Ele não está tão forte. 

Mas se buscarmos ouvir a voz do Espírito através da comunhão com Ele, nossos corações serão cheios dos Seus frutos, descritos em Gálatas 5, versículo 22 e 23. É dessa forma que passamos a ter compaixão, empatia, ética. É dessa forma que passamos a deixar de lado o cansaço do bem, ou a desilusão de que ele não leva a lugar nenhum e passamos a ter prazer em orar pelo irmão da igreja, em chorar por aquele que passa necessidade, se compadecer da miséria, escolher ser ético mesmo que não lhe traga benefícios, amar o próximo mesmo sem ser correspondido, perdoar mesmo sem ser reconhecido. O Espírito é quem nos leva a buscar incessantemente o bem!

Mas apesar de ser tudo por causa do Espírito Santo de Deus, ele ainda assim nos recompensa pelo bem que fazemos, como podemos ver na segunda parte do versículo "pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos". Ele nos abençoa por algo que Ele mesmo nos move a fazer! Esta é uma motivação para não nos cansarmos do bem, pois mesmo que ninguém veja, Deus vê cada um dos nossos atos e a intenção do nosso coração neles.

Não se canse do bem, não se canse de buscar comunhão com Deus. Que antes disso nos cansemos do nosso pecado! Busque estar perto de Deus e o bem será cada vez mais o seu alvo!


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...