João batista era primo de Jesus, possivelmente brincou com ele quando ambos eram crianças, foi ele quem batizou a Jesus, neste dia, ele viu o sinal de Deus, quando o Espírito Santo em forma de pomba desceu sobre Jesus, e se ouviu uma voz vinda do céu, Este é meu filho amado, em quem me comprazo. Após este momento do batismo, João batista da testemunho sobre Jesus ser o messias, dizendo ser Ele o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e ele mesmo vê seus discípulos deixando-o para seguir a Cristo.
Agora no fim de sua vida, João batista esta preso em Jerusalém, e vê a morte chegando, quando lhe surgem dúvidas, isso nos é comum, é da natureza humana ter dúvidas, esta no homem , mesmo os grandes homens como Davi, Abraão, Moisés e Elias, ter dúvida, e não foi diferente com João Batista e não é diferente comigo e com você, temos dúvidas na hora da angustia, na hora da dor, na pressão, na solidão.
Qual a sua duvida?
Mas João batista não teve dúvidas se Deus iria tira-lo da prisão, ou se seria prospero, ou se Deus estava com ele, sua duvida, era se Jesus era mesmo o Cristo, ai parece que as coisas pioram pra ele não é mesmo ? como ele se esqueceu da voz de Deus no batismo de Jesus ? Como se esqueceu do testemunho que ele mesmo deu, mas a prisão lhe trouxe dúvidas a respeito da vida espiritual. E assim, João envia dois discípulos a perguntarem a Jesus, “ És tu aquele que havia de vir, ou devemos esperar outro ”
Guiado por Deus
Em tempos de angustia surgem as grandes dúvidas, é nesse momento que tudo parece difícil, que Deus mais age em nossa vida, João estava solitário, e precisava de respostas, não tinha sonhos, nem visões, não havia ninguém a consultar e sua dúvida estava em Cristo, e o que acho lindo nessa história, é que ele manda perguntar a Cristo, se Cristo é o Cristo, como pode isso ? Ele deveria perguntar a outra pessoa, ao sumo sacerdote, aos críticos, aos religiosos da época, mas Deus o guiou até Cristo, mas o Espírito Santo o guiou, não permitiu a ele cometer tamanho erro, e retroceder, e falar bobagens, e negar a Cristo, e se matar, não, se somos guiados por Deus faz sentido, ser guiado nas horas difíceis e não nas fáceis, aqui João envia mensageiros a Cristo e não a outra pessoa. Deus quer te guiar, Deus quer te mostrar o caminho, guiar suas decisões, sua vontades, e Ele faz isso sempre, não parou de fazer, creia nisso, quando for tomar decisões, e o mais importante, não seja impulsivo, espere a resposta de Deus.
Não tem resposta rápida
A resposta de Jesus é algo maravilhoso, Jesus não responde com um SIM, como respondeu ao leproso, que lhe disse, Se o Senhor quiser, podes me limpar, Mc 1:40-41, mas Jesus mandou falar a João, os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, em outras palavras, Jesus não lhe deu uma resposta rápida, direta, como todos nós queremos, Jesus enviou os sinais que João necessitava para ter sua pergunta respondida, sua fé restaurada, sua vida abençoada, se Jesus desse um “ Sim ” , Ele não estaria motivando João a pensar, a crer, a usar sua fé, a olhar os detalhes, uma vez li que se ajudarmos uma borboleta a sair do casulo ela nunca irá voar, pois a força que ela usa para sair do casulo, fortalece suas asas lhe possibilitando a voar, assim, Jesus não nos dá respostas rápidas, diretas, então vá em busca de detalhes, use sua fé, creia no Senhor.
João era bem aventurado
A seguir Jesus menciona um texto que parece meio fora de contexto, “ Bem aventurado aquele que não se escandalizar em mim” Mateus 11:6, João estava preso, e com dúvidas, mas não poderia dizer, “ Deus não me ama, eu o servi e agora sou preso, vou morrer por isso, e Deus não me ajuda” , mas João não fez isso, Ele bem sabia que Deus é justo, é amor, João estava consciente de sua vida ministerial, de sua vida espiritual, e assim Jesus diz que essa bem aventurança devemos ter, e jamais se escandalizar em Cristo, jamais abandonar nossa missão de pregar o evangelho, de Servir a Deus, devemos ir até o fim, ainda que sejamos mortos como João batista.
O que Deus pensava de João
Interessante é ver que João estava com dúvida se Jesus era mesmo messias, e eu e você poderíamos dizer que ele foi fraco, que foi infantil, que estava delirando, mas não foi assim que Jesus disse dele, pois o que eu e você pensamos de alguém não irá mudar nada, mas o importante é o que pensa Deus sobre esta pessoa ? Jesus diz que João batista esta acima de qualquer profeta, e olha que houveram grandes profetas em Israel, como Moisés, Elias, Samuel, e Daniel, o homem a quem Deus chama de mui amado, mas Jesus vai além e diz que não nasceu nenhum homem tão grande quanto João Batista, isso sim é um Deus que olha o coração e não o exterior, agora vemos como Deus é amor, pois quantos te julgam, quantos te condenam, mas em Deus não temos condenação, Ele nos ve além do que nós mesmos nos vemos, Ele diz que somos além do que pensamos ser, não por nossa natureza, mas pelo que Ele nos torna a ser, em Cristo Jesus.
João batista o maior homem segundo Jesus, teve dúvidas, e se você também tem, Deus não te condena, e também não te da respostas rápidas, Ele te manda ler a bíblia e encontrar os sinais que Ele mesmo colocou lá, e tem mostrado na sua vida.
Deus te abençoe - por Pr. Edson
Nenhum comentário:
Postar um comentário