23 outubro 2013

Sábados, Festas e Cerimoniais Levíticos



Logo no começo da igreja Cristã, o Apostolo Paulo teve que defender a igreja das chamadas heresias que vinham de judeus que se converteram, e achavam que a igreja tinha que guardar os mandamentos e costumes do velho testamento, como guardar o sábado, a circuncisão, não comer alguns alimentos e ainda guardar as festas judaicas.

Essas pessoas que se diziam cristã, queriam que os cristãos fossem uma continuação do judaísmos, e isso é uma heresia, A Lei não foi dada a igreja, alias, Paulo diz que pela Lei ninguém será salvo. Romanos 3:20.

O Apostolo Paulo foi feroz em defender a igrejas de tais heresias, se indignado contra isso, chegou a brigar feio com essas pessoas, que queriam persuadir os cristãos a guardarem os cerimonias levíticos. Atos 15:2, onde se resolveu fazer o primeiro concilio da igreja cristã, no ano 50 em Jerusalém, reuniram se todos os apóstolos pra decidir a cerca desta questão, a igreja deveria guardar a Lei ? A igreja deveria circuncidar ? a Igreja deveria realizar os cerimoniais Levíticos e as festas ? A resposta do concilio foi que não, a igreja não é Israel, e não deveria guardar costumes judaícos. foi esta a resposta dos apóstolos:

Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue. Atos 15:19-20

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Atos 15:28-29

Quando Paulo escreve a carta aos Gálatas , ele esta admirado, pois os Gálatas que primeiramente receberam a palavra de Deus, estão aceitando "OUTRO EVANGELHO" 

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:6-8

Mas porque Paulo fala de outro evangelho, pois o verdadeiro evangelho, não tem judaísmo, o verdadeiro evangelho não tem costumes judaicos, heresias , então pessoas podem achar que apenas guardando o sábado, ou não comendo carne de porco, ou realizando os cerimoniais levíticos e celebrando as festas, estão agradando a Deus, mas para o apostolo Paulo, isso é outro evangelho, olha o que ele escreve aos Colossenses:

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:16 e 17

Olha o que diz Paulo aos Gálatas sobre guardar sábado:

Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco. Gálatas 4:9-11

Essas coisas no velho testamento, eram sombras de Cristo, as festas, os cerimoniais, como Cristo estava para vir, Deus lhes deu essas coisas para mostrar como seria em Cristo, mas quando Cristo veio, não precisamos mais das sombras, pois ja temos Cristo, mas se uma pessoa guarda a sombra, ele rejeitou a Cristo.

Mas as pessoas dizem que as festas tem que ser guardadas, outros dizem a respeito do sábado, e outros da lei, mas o mesmo livro que fala da lei, fala do sábado e das festas, e das comidas e cerimoniais levíticos, se tem que fazer as festas, então seria logico que guardassem o sábado, e não comessem carne de porco, e não recebessem a graça, pois não faz sentido receber a graça e a Lei ao mesmo tempo, por isso Paulo escreve e diz, ninguém vos julgue, ou vos incomode por causa da bebida, ou querendo que vocês celebrem estas festas, que Deus pediu a Israel e não para a Igreja.

A decisão do Concilio de Jerusalém no ano 50 d.C me serve para resolver esta situação, se os apóstolos entenderam que não se devia guardar o sábado, e as festas, e cerimoniais levíticos, quem sou eu para discordar.

Deus os abençoe

Pastor Edson

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...