27 dezembro 2011


A Gata e a Porca


Vejam uma gata. Que limpa criatura é! É interessante vê-la lavar o próprio corpo com a língua e as patas. Você, porventura, já viu uma porca fazer o mesmo? Nunca viu nem verá, pois isso é contrário à sua natureza. Ela prefere focinhar na lama. Ensine uma porca a lavar-se e a limpar-se como a gata - tarefa inútil. Você poderá lavar à força aquela porca; ela porém, voltará para a lama e sairá dali tão imunda como antes. O único modo pelo qual você poderá conseguir fazer com que uma porca se lave voluntariamente seria transformá-la numa gata. Suponha que tal transformação se realize; então, aquilo que parecia difícil ou impossível tornar-se-á fácil e espontâneo.

Assim é com o ímpio. Você não poderá forçá-lo a ser santo, pois não tem como sê-lo; sua natureza o conduz para outro caminho. Todavia, quando o Senhor fizer dele um novo homem, então tudo será espontaneamente diferente. A nova natureza busca a santidade tão espontaneamente como a velha corre atrás da iniqüidade.
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2:22
Vejamos algumas coisas interessantes nas páginas sagradas.
O homem degenerado
Deus fez Adão e Eva perfeitos, abençoados, completos, Ele mesmo ao olhar sua criação, disse, E viu Deus que era bom. Gn 1:28 a 31, porém os advertiu, que não deveriam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia em que a comerem, iriam morrer. Gn 2:17, e como sabemos Adão e Eva comeram, e morreram, fisicamente? Não, isso aconteceu muitos anos depois, eles morrem espiritualmente, se tornaram pecadores, e Jesus diz que todo aquele que peca , é escravo do pecado. João 8:34.  O pecado os matou espiritualmente, como diz Paulo em Efésios 1:1 a 5.

Você já viu um morto fazer alguma coisa? Ou escolher alguma coisa? Se estão espiritualmente mortos, como podem fazer escolhas espirituais? Podem escolher o que comer, o que beber, o pecado que vão cometer, mas não podem tomar uma decisão espiritual, olhe o que Paulo escreve aos Romanos 3:10 a 18:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos. Rm 3:10-18

O pecado que Adão e Eva cometeram, trouxe a morte espiritual a eles, degenerou toda a raça humana, desfigurou toda a linhagem de Adão, por isso ninguém pode agradar a Deus, ninguém busca a Deus, ainda que exteriormente tentem fazer o bem, perante Deus jamais poderão satisfazer as exigências de Deus para serem limpos, santos, isso lhes é impossível.

Se Adão e Eva pecaram, e todo aquele que peca é escravo do pecado, então como pode um escravo ser livre para fazer escolhas? Como pode um escravo ser livre para escolher o que bem quer? Note que Paulo escreveu aos Romanos isso, muito tempo depois de Cristo morrer na cruz, mas de trinta anos após a cruz, Paulo ainda diz que o homem é escravo do pecado.

Olhe essa frase de Cristo:
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44
Porque Jesus diz isso ? porque o homem, morto em pecados não é livre para fazer essa escolha, sua natureza degenerada, pecaminosa não lhe permite fazer essa escolha.

O homem degenerado, que só tem vontade de pecar, de errar, de falar mal, com os pés velozes para praticar iniqüidade, esta apenas agindo conforme sua natureza, esta apenas satisfazendo sua inclinação ao pecado, o seu coração, sua alma esta dominada totalmente pelo pecado, não tem a vontade de ir a Deus, pois sua natureza não lhe permite isso, é uma questão de natureza, pode uma pessoa mudar sua natureza? Pode o leão se transformar em macaco, pode o negro tornar a ser branco ? não, isso não é possível, veja esta frase de Deus a Jeremias:
Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal. Jr.  13:23
Não se pode mudar uma natureza, tente lavar o porco, e ele voltará para a lama, isso faz parte dele, sua natureza o faz ser assim, para ele isso é normal, é natural, assim como esta na natureza da gatinha limpar  a si mesma.

Tentando limpar a si mesmo.
Vemos dia a dia pessoas tentando ser crente, tentando, se esforçando, fazem campanhas, jejuam, oram, vão ao monte, e tentam demais isso, mas não passa muito tempo, e lá esta a natureza humana, pecadora mostrando quem são, vícios, palavras torpes, brigas, mágoas, mentiras, pecados escondidos, vejo pessoas fazendo de tudo para serem a gatinha, mas não demora muito percebem que não são, e ai caem na tristeza pois não conseguem jamais obedecer a Deus.

Houve uma situação na bíblia que o próprio Cristo mostra que aqueles que se manifestam ser crentes por si só, voltam ao pecado, e percebem que nunca foram, veja a narração bíblica:
E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. João 2:23-25
Ele diziam crer em Cristo, viram os milagres, creram nEle, mas Jesus sabia que a natureza humana não iria permanecer nEle, se não mudar a natureza humana, as pessoas não tem força para conseguir, ficam um tempo na igreja, fazem campanha, se tornam obreiros, mas não chegarão ao fim, Jesus sabia disso, por isso nem se animou com eles, o homem por si só não pode transformar sua natureza humana, pecaminosa, em natureza divina, um médico ate que pode fazer em si mesmo um curativo, aplicar a si mesmo uma injeção, mas não pode fazer em si mesmo, um transplante de coração, só Jesus pode fazer isso. Eis a razão de muitos desviarem, na verdade não creram em cristo, creram nos milagres apenas, ficaram animados, mas esse animo tem prazo de validade limitada a poucos dias.

Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32
A nova natureza é um dom de Deus, não vem do homem, o homem de si mesmo não pode ter, uma vez que Deus liberta uma pessoa da natureza humana e pecaminosa, verdadeiramente este homem é livre, nunca mais voltará ao pecado, nunca mais deixará o caminho de Cristo, pode tropeçar aqui ou ali, como Pedro, Davi, mas logo volta a Cristo e o segue estrada a fora, como fez o cego de Jericó.

Vejamos um texto que mostra que a natureza divina não pode ser conquistada pelo homem.
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13
Não vem do sangue, ou seja, de seus pais naturais, de sua família, de sua genealogia, pelo contrário, de Adão apenas recebemos o pecado, sabe a diferença de antigo e novo testamento, quando alguém morre, deixa um testamento, uma herança, Adão pecou e morreu espiritualmente, e assim, deixou a herança do pecado, o velho testamento, Cristo morreu e nos deixou o novo testamento, a vida eterna, a nova criatura, e natureza divina.

Não vem da vontade da carne, ou seja não vem de si mesmo, não escolhemos nascer para Cristo, pode uma pessoa escolher nascer? Não é isso ridículo? Se podemos escolher nascer do Espírito, então já estamos vivos, então, pra que nascer? A bíblia diz que não vem da própria vontade, não vem da carne, não vem da vontade humana, mas unicamente de Deus. Foi Deus quem nos escolheu para Ele.
E não quereis vir a mim para terdes vida.João 5:40
Quem iria desejar ter vida? Apenas uma pessoa morta, pois uma pessoa viva, não iria querer ter vida, pois já a tem, mas porque Jesus diz que eles não querem ir a Ele para ter vida, pois estão mortos, e morto não tem vontade, morto espiritualmente não tem essa opção.

A nova natureza
Quando Cristo me liberta, o Espírito Santo vem a mim, a vivifica o meu coração, aquilo que morreu quando Adão pecou, agora o espírito Santo traz a vida, me regenera, ou seja, vai dentro da porca e muda seu interior, muda sua natureza, a partir daí, aquilo que me era difícil fazer, faço com alegria, faço com prazer, a mesma facilidade que eu tinha em pecar, agora tenho em obedecer, o prazer que eu tinha em fazer coisas erradas, agora tenho em fazer as coisas certas, de Deus, não é para mim um fardo pesado seguir a Cristo, passo a ter aversão as coisas erradas, ao vício, as palavras torpes, a mentira, aquilo que antes me dava prazer, passo a odiar, e aquilo que antes me era pesado, agora faço com satisfação, não é uma religião, é liberdade, Cristo me libertou, antes não tinha a opção de adorar a Deus, agora tenho essa opção, amo a Deus por opção, não por lei, por obrigação, amo simplesmente, antes era atraído pelo pecado, anda segundo o curso deste mundo, agora com meu coração transformado, não faz mais sentido viver sendo atraído por bebidas, vícios, palavrões e besteiras que desagradam a Deus, sou atraído por Cristo somente.

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:1-9

Que benção receber a nova natureza!
 
Pr Edson Prado

edsonnj@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...