31 janeiro 2012

Devocional - II Coríntios 3.6-12 e 4.1-2

A paz do Senhor a todos!

Agradeço muito a Deus pela palavra que nos deu hoje. Veio de encontro com as necessidades do meu coração essa manhã; mais ainda, agora quando fui reler o texto e Deus confirmou a palavra! Sei que o Senhor também falará ao seu coração hoje.

O devocional está em II Coríntios 4.1-2:

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus."

Quando li este texto hoje de manhã, Deus já falou muito comigo, me encorajando a não desanimar. 
Falando a respeito de não perder o foco, muitas pessoas desanimam em seus ministério quando se deparam com "coisas vergonhosas, enganosas, pessoas torcendo a palavra de Deus", e isso as desanima a continuar. 
Gostaria de dizer que eu nunca procuro uma palavra no devocional que possa se encaixar às pessoas. Não fico imaginando o que poderia ser bom para alguém, pensando na situação que as pessoas estão. Eu e meu esposo simplesmente lemos a palavra de Deus juntos pela manhã. Isso mostra o quanto a palavra do Senhor é poderosa, porque sempre somos edificados com a verdade que é palavra de Deus.
Então não quero que pense que estou dizendo essas palavras para se encaixar com alguma situação que você possa estar vivendo. Se você tem visto enganação, coisas vergonhosas, pessoas distorcendo a palavra de Deus e isso tem te desanimado; você é mais um cristão incomodado com o Reino de Deus.
Nos últimos dias tenho me preocupado em falar do evangelho de Cristo através desse blog e tenho encontrado algumas dificuldades, pois as pessoas já não acreditam em um evangelho puro e verdadeiro. Alguns dias atrás, logo depois de ter postado o devocional no blog e no facebook, como faço todos os dias, eu vi um comentário de um amigo falando a respeito de pessoas que se dizem cristãos e falam absurdos em nome de Deus. 
Quando olhamos para tudo isso: heresias, "cristãos" mais mal educados do que ímpios, um evangelho corrompido,  falsos mestres, "pastores que a si mesmos se apascentam", "artistas gospel" e mais um milhão de coisas que poderíamos citar; podemos nos sentir desanimados, cansados e tentados a parar!

Mas veja o que o apóstolo Paulo diz no capítulo anterior, II Coríntios 3:

"Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente. Não será o ministério do Espírito ainda mais glorioso?
Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem glória, em comparação com a glória insuperável. E se o que estava se desvanecendo se manisfestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece! Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança." II Coríntios 3.6-12

Paulo fala nesses versículos a respeito da ocasião em que Moisés desceu do monte com o rosto resplandecente, depois de ter estado com Deus face a face. Por causa disso, Moisés usava um véu em seu rosto e mesmo depois que o brilho da glória de Deus havia passado, ele continuava com o véu, para que o povo pensasse que ele ainda estivesse com a glória do Senhor em sua face.
O apóstolo faz um paralelo com a glória da lei, que desvanecia, com a glória do ministério do Espírito Santo, que permanece. "Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quando mais glorioso será o ministério que  produz justiça!" Ele ainda diz que, comparado com o ministério do Espírito Santo, o que era antes glorioso, já não tem glória nenhuma, pois a glória do Espírito é insuperável! "Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança."
Não podemos viver inseguros com relação ao ministério de anunciar o evangelho da graça, pois essa glória é insuperável! É um grande privilégio! Afinal, "visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos."

Seja o que for que esteja tentando te desanimar em fazer a obra de Cristo não é tão grande quanto essa glória insuperável! Se o que Moisés viveu, que era apenas passageiro, já foi tão glorioso; quanto mais o ministério do Espírito Santo!

Apegue-se a este ministério. Certifique-se dia a dia de estar "renunciando aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usando de engano nem torcendo a palavra de Deus"  e viva confiando nas promessas do Senhor. Que o Senhor te fortaleça para Sua obra e te capacite para ser ministro de uma nova aliança.

Medite nessa palavra e tenha um ótimo dia na graça de Cristo.

Rebeca Oliveira

Um comentário:

  1. Nessa correria, às vezes, não tenho nem lido o devocional, mas esse faço questão de comentar, esses dias ando pensando nesta situação, às vezes dá impressão que falamos com o vento... acredito que inclusive esta situação é para forjar o caráter de Cristo em nós... como Paulo disse: 2 Co. 3:18, objetivo é sermos semelhantes a Cristo... E como ele diz em 2 Co.2:15, somos o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como nos q se perdem... por isso devemos guardar a nossa posição... pois ainda não sabemos qual é propósito final de Deus pra nossas vidas... Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...