15 maio 2012

Devocional - Ester 1.10-18


"E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho, mandou a Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas, os sete camareiros que serviam na presença do rei Assuero, que introduzissem na presença do rei a rainha Vasti, com a coroa real, para mostrar aos povos e aos príncipes a sua beleza, porque era formosa à vista. Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, por meio dos camareiros; assim o rei muito se enfureceu, e acendeu nele a sua ira (...) Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que aos seus olhos desprezarão a seus maridos quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio. E neste mesmo dia as senhoras da Pérsia e da Média ouvindo o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e assim haverá muito desprezo e indignação." Ester 1:10-12 e 16-18

Vasti era a rainha, esposa do rei Assuero, e era muito formosa. O rei estava oferecendo uma festa para todas as pessoas do seu reino, que não era pequeno. O rei não economizou nessa festa, a bíblia diz que dava-se de beber em copos de ouro, generosamente e o povo bebia sem constrangimento. Ele queria mostrar aos povos o seu reino, o seu palácio, sua glória e toda as suas riquezas. Quando o rei já estava bêbado de vinho, mandou chamar sua rainha Vasti, para mostrar aos príncipes a sua beleza. Imagine você como deve ter sido os elogios que o rei fez sobre a rainha para os príncipes, enquanto a mandava chamar. Eu imagino o rei dizendo: “Vocês precisam conhecer a minha rainha, ela é formosa, perfeita, sem igual. Não existe nenhuma mulher igual a ela. Ela me auxiliou neste banquete. Em todo o reino não existe mulher como ela. Se estão impressionados com a minha riqueza e meu reino, ficaram ainda mais surpresos quando a virem. Mandem chamar minha rainha!” Deve ter sido muito vergonhoso quando os servos vieram dar a notícia de que a rainha havia recusado estar na presença do rei.
Fico imaginando qual o motivo para Vasti ter se recusado a estar com o rei. Nos versículos anteriores vemos que ela também estava oferecendo um banquete para as mulheres (v. 9). Talvez tivesse ficado mais interessada na conversa com as mulheres, ou estivesse ocupada dando atenção a elas. Pode ser que estivesse cansada, estressada, de TPM, não sei. Mas seja qual for o motivo, ela não agradou ao rei. E mais do que isso, ela deixou de cumprir com o seu papel como rainha.

Você tem observado qual é o seu papel? E você tem cumprido com ele?
Muitas vezes estamos cansados, tristes, chateados, ocupados com outras coisas e isso se torna uma desculpa para não fazer aquilo que fomos chamados para fazer!
Muitas vezes esquecemos o nosso papel como esposa, como mãe, como funcionário, como obreiros na casa de Deus, até mesmo como servos de Deus. E quando somos repreendidos, ficamos furiosos, mas isso somente acontece porque estamos constantemente saindo da nossa posição.

O rei se enfureceu com aquela atitude e procurou os sábios do reino, e o conselho que o rei ouviu foi muito interessante: “Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero.”

Quando não queremos assumir nossa posição e não cumprimos nosso papel estamos pecando. Todo pecado é contra Deus, mesmo que você erre contra seu irmão em Cristo, contra seu marido, contra as leis do país, sempre pecamos contra Deus. Mas isso também influencia a vida de outras pessoas.

Você já parou para meditar em como você influencia as pessoas a sua volta?

Todos nós temos pessoas que olham para nós e seguem nosso exemplo de alguma forma, seja ele um bom ou mal exemplo. As nossas atitudes sempre irão influenciar pessoas, principalmente quando estamos em posição de destaque, e quando digo isso não me refiro somente a pessoas famosas ou pastores, obreiros ou ministros do evangelho, pessoas que estão em evidência. Com certeza essas pessoas são influência para muitos outros, porém cada um de nós influenciamos outras pessoas. Os pais, por exemplo influenciam diretamente os seus filhos, muito mais do que em suas palavras, mas principalmente em suas atitudes dia a dia. Nós, cristão influenciamos os que não conhecem a Cristo, mesmo que em pequenas coisas. Estamos constantemente sendo observados e imitados.

Medite nisso hoje e procure colocar em prática essa palavra em sua vida, consertando os erros e pedindo graça a Deus para prosseguir!

Tenha uma ótima semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...