31 julho 2012

Devocional: O novo mandamento do amor


"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." João 13:34-35



Ouvi recentemente uma pregação que citava este texto e resolvi procurá-lo. Aqui Deus nos dá 3 grandes ensinamentos:

1- Um novo mandamento

A esta altura Jesus já estava se despedindo dos discípulos, pois logo seria crucificado por nós. Mas antes de ir, Jesus teve uma conversa com os discípulos, a fim de confortá-los e alertá-los sobre o que havia de vir. O interessante é que em suas últimas palavras Jesus aproveitou para deixar um novo mandamento. Ele podia ter deixado esse mandamento no antigo testamento, junto com os outros 10 (Êxodo 20) ou podia ter deixado enquanto falava sobre os novos mandamentos no sermão da montanha (Mateus 5:19-47). Porém sabendo que Ele não deixou para aquele último momento porque se esqueceu ou algo assim, sabemos que Ele reservou este momento especial para tratar do assunto. Era algo tão importante que Jesus não poderia morrer sem ter falado aos discípulos. Jesus certamente, sendo o próprio Deus, tinha poder para criar quantos mandamentos extras quisesse, mas Ele escolheu somente este.


2- Como eu vos amei

A bíblia diz que não há maior amor que o de Cristo (João 15:13), e que o próprio Deus é amor (I João 4:8), imagine como podemos nós amar o nosso irmão como Cristo nos amou? Isso é algo tão grande e tão profundo! O amor que conhecemos, que partilhamos aqui é um amor que está condicionado a personalidade, beleza, tratamento, condições financeiras. Mas Deus nos amou incondicionalmente, quando ainda éramos pecadores e quando não havia nada de agradável ou atraente em nós (Romanos 5:8). Ouvi certa vez que nós amamos "como", "porque", "quando" e "se"; mas Deus ama "apesar de".

Em I Coríntios 13 o Apóstolo Paulo discorre sobre o amor de Deus. Ele diz que o amor é sofredor, é benigno, não é invejoso, não se ensoberbece, não é indecente, não se irrita, não busca seus próprios interesses, nunca falha, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta etc.

Quando Deus fala para amarmos como Ele amou, Ele quis mostrar que não é para amarmos como aprendemos a amar, mas com o amor de Deus. O nosso amor é pretensioso, é arrogante, é cheio de segundas intenções, é condicional, é temporário, é impaciente. O amor de Deus é perfeito, como Deus é perfeito, porque Deus é amor. Não busque amar segundo os parâmetros humanos, mas segundo o padrão de Deus.


3- Nisto conhecerão

Quando alguém olha para uma criança e seu pai é possível notar semelhanças em sua feição, em seus traços e até em seu modo de agir. Nós somos filhos adotivos de Deus, porém o que leva as pessoas a saberem que somos seus filhos não é a semelhança em nosso rosto, mas o amor. Jesus disse que as pessoas saberiam identificar um discípulo de Cristo por causa do amor que tinham uns pelos outros.

Há pessoas que passam facilmente desapercebidas e ninguém nota que são cristãs, e há outras pessoas que podem falar da palavra com autoridade, mas não são reconhecidas como discípulos. Sabe porque? Por causa do amor. Não se conhece um discípulo porque tem conhecimento da palavra, porque canta bem, porque prega bem, porque usa terno todos os domingos, porque está sempre com a bíblia debaixo do braço ou por causa do seu jeito de falar; todas estas coisas podem ser sinais de que alguém é cristão, mas não são a garantia, todas estas coisas podem ser forjadas. A única coisa que nos faz cristão é o amor, esta é a nossa semelhança com Deus, como um filho que se assemelha ao seu pai. O amor testifica que somos filhos de Deus. Quando virem em nós o amor que habitou em Cristo, reconhecerão em nós o próprio Deus.


Procure seguir o mandamento de Cristo, amar com o amor de Cristo e todos verão que você é filho de Deus!

Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...