18 julho 2012

Devocional - Salmo 119




A paz do Senhor, irmãos!


Gostaria de falar hoje sobre o Salmo 119, que é o maior capítulo da Bíblia (176 versículos). Este capítulo possui uma particularidade, ele fala sobre a palavra de Deus e em todos os seus versículos encontram-se palavras que se referem a palavra de Deus como "mandamento, testemunho, palavra, lei, estatuto, juízo etc"

Este salmo de Davi nos mostra a importância da palavra de Deus e por isso eu quero dividir com vocês algumas observações sobre a palavra de Deus:


Somente podemos adorar a Deus verdadeiramente e ser gratos a ele quando conhecemos a sua palavra. Não podemos amar aquele a quem não conhecemos, e a palavra de Deus nos faz conhecê-lo. Quanto mais você conhecer a Deus, ainda mais vai amá-lo!

Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos. (Verso 171)

Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos. (Verso 7)

_________________________________________________________________________________


A palavra nos dá diretrizes de como devemos seguir nossa vida, de como podemos viver de forma que agrade a Deus, nos aconselhando sobre como devemos proceder. Somente conhecendo a Bíblia poderemos "purificar" nossos caminhos.

Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Verso 9)

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. (Verso 105)

Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. (Verso 24)

_________________________________________________________________________________


A palavra de Deus nos traz paz nos momentos de angústia e de acusação. Quando conhecemos a bíblia não nos importamos com o que os outros falam de nós, e sim com o o que Deus quer de nós! Encontramos na palavra de Deus consolo para nossas almas.

Príncipes se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos. (Verso 23)

Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei. (Verso 52)

_________________________________________________________________________________


Quando estamos desanimados a palavra nos vivifica e nos devolve o vigor. Saber que Deus está ao nosso lado e todo o seu amor por nós, que é retratado em sua palavra, encontramos paz.

A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. (Verso 25)

A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra. (Verso 28)

_________________________________________________________________________________


A vaidade e a cobiça são características de pessoas ligadas a este mundo. Quando deixamos que as coisas seculares nos fascinem somos levados pela vaidade, mas quando buscamos a palavra de Deus e conhecemos que os prazeres do mundo são transitórios e que fomos feitos para viver a eternidade com Cristo nosso coração se desprende das futilidades que o mundo oferece, a ponto de não nos importarmos com riqueza, poder e vaidade.

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho (Verso 37)

Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça. (Verso 36)

Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata. (Verso 72)

_________________________________________________________________________________


Na palavra encontramos a confirmação para nossas orações e clamores a Deus. O maior veículo pelo qual Deus fala conosco não são sonhos, visões e profecias, mas a sua palavra em primeiro lugar! Através dela Deus nos confirma a sua vontade.

Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor. (Verso 38)

_________________________________________________________________________________


Pela palavra podemos discernir aquilo que procede ou não de Deus, aquilo que edifica ou não as nossas vidas, aquilo que é verdeiro ou não. Não podemos deixar que heresias, discórdias, doutrinas vãs ou preceitos humanos tomem o lugar da palavra de Deus ou transformem-na naquilo que queremos. Ao conhecer a palavra de Deus aprendemos a valorizar o que Deus quer para nossas vidas e ter temor, zelo e cuidado com aquilo que o próprio Deus falou.

O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra. (Verso 139)

_________________________________________________________________________________


Espero que este texto tenha mostrado a você o quanto a palavra de Deus é importante na vida de um cristão. É imprescindível que a Bíblia seja a nossa primeira fonte para buscar a Deus, devemos reconhecer a sua inerrância e extrema utilidade para dirigir nossas vidas, afinal ela é a expressão do próprio Deus!

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fake News

Nós Não divulgamos a mentira, nós divulgamos a verdade As noticias falsas embora estejam no foco dos comentários dos nossos d...