Hoje gostaria de dividir uma palavra que encontrei na página do Facebook do Hernandes Dias Lopes.
"Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade." Provérbios 16:32
Neste post Dias Lopes diz que devemos ter convicção de que o nosso maior inimigo está no espelho: somos nós mesmos.
Você pode imaginar que a maior conquista de sua vida seria comprar uma casa, ou um carro, ou ter um bom emprego, ou constituir uma família. Mas o autor de provérbios nos diz que mais vale um temperamento manso do que a realização de um sonho; é mais importante ter domínio próprio do que conquistar todas as coisas que se deseja.
Devemos ter em mente que fomos feitos para passar a eternidade com Cristo e não para desfrutar dessa vida passageira. O intuito de nossas vidas na terra é de formar o nosso caráter, de nos fazer a cada dia mais parecidos com Cristo. Por isso é mais importante que aprendamos a controlar nossa ira, a exercitar o domínio próprio do que as conquistas que Deus nos permite alcançar.
Davi foi um homem notável na história de Israel, conhecido por todos como homem de guerra e um rei de grandes conquistas, porém para Deus o que realmente importava era o temperamento de Davi. (Atos 13:22)
O cristão deve ser o sal da terra e a luz do mundo. Como pode alguém que se ira com facilidade, que não pode dominar nem a si mesmo, mostrar ao mundo que Cristo vive nele? Mostramos que Cristo vive em nós quando a cada dia nos parecemos mais com Ele. A bíblia diz que Jesus era homem manso (Mateus 11:29).
Você poderia dizer: Isso quer dizer que não posso me irar? A palavra de Deus diz no livro de Efésios "Irais-vos, mas não pequeis. Não se ponha o sol sobre a vossa ira", o que nos mostra que Deus sabe que somos pecadores e que eventualmente iremos nos irar. A ira em si não é pecado, porque o apóstolo Paulo diz "irai-vos, mas não pequeis" o que mostra que podemos nos irar sem pecar, porém quando permitimos que a ira tome o nosso coração estaremos pecando. Podemos encontrar um sábio conselho: "Não se ponha o sol sobre a vossa ira" ou seja, não deixe que isso o faça perder o controle, não fique irado por dias, seja rápido em perdoar, em reconciliar.
Portanto irmão, devemos buscar a longaminidade e a paciência, controlar as nossas emoções e não deixar que a nossa natureza humana nos domine, mas que reine em nós as qualidades do novo homem (Efésios 4:22-24). O que realmente agrada a Deus não é o homem que controla a outras pessoas, mas aquele que controla a si mesmo!
Deus o abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário